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dc.contributor.advisorBordin, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorCruz, Likmayer dapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-25T02:40:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130265pt_BR
dc.description.abstractO Sistema Único de Saúde tem como desafio a porta de entrada da atenção primária em saúde. A humanização do atendimento em saúde através da ferramenta/política de acolhimento a demanda espontânea com protocolos tem sido implementada paulatinamente nos últimos anos. Esse estudo é realizar revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) quanto ao tema “satisfação do usuário com a aplicação do acolhimento como ferramenta de gestão do acesso a atenção primária” publicados entre 2004 e 2014. Foram empregadas as bases de referências da Literatura Latino-Americana em Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e o catálogo de dissertações e teses da Capes/CNPq e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os textos selecionados (n=39) foram sistematizados segundo ano de publicação, autor, resultados, métodos de aplicação do acolhimento (protocolo), a implantação/realização pela equipe de saúde e a satisfação do usuário. Os estudos se concentraram em sua maioria na região Sudeste (n=15) e Sul (n=13) do país. Os resultados apontaram uma tendência ao acolhimento pelo julgamento pessoal e pelas experiências dos trabalhadores, com baixa adesão aos protocolos existentes, sendo muitas vezes não descritos (n=22). A sistematização demonstrou a semelhança entre os níveis de satisfação (n=8) e insatisfação (n=8) do usuário, sendo principal fator gerador de satisfação: a organização do fluxo de usuários na entrada da unidade. O profissional mais citado como responsável pelo acolhimento foi o enfermeiro (n=24) seguido dos auxiliares e técnicos de enfermagem (20). Considerou-se que o acolhimento não conseguiu influenciar na modificação do modelo médico centrado preconizado pela Política Nacional de Humanização. As equipes, os gestores e os usuários necessitam de engajamento para repensar as políticas publicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.titleSatisfação do usuário diante do acolhimento nas unidades básicas de saúde : uma revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2004-2014pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarba, Maria Luiza Ferreira dept_BR
dc.identifier.nrb000974850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão em Saúde (UAB)pt_BR


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