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dc.contributor.advisorPrestes, Vanêsca Buselatopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Márcia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-10T02:40:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129405pt_BR
dc.description.abstractA geração de resíduos sólidos está presente na história do homem desde o início da civilização, embora apenas recentemente tenha se tornado matéria de estudos e preocupação. Historicamente, pouca importância era dada aos resíduos gerados pela atividade humana, mas a partir do século XX esse tema passa a figurar no Direito Internacional como fundamental, ao lado do desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Em âmbito nacional, o Brasil promulgou em agosto de 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como desafio transformar o cenário atual no tocante ao tratamento dado aos resíduos aqui gerados. Dentre os instrumentos dessa Política, destaca-se a Educação Ambiental como chave para tornar realidade essa transformação. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, escolhida como palco para o presente estudo de caso, enfrenta dificuldades para por em prática as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Problemas estruturais e comportamentais figuram como responsáveis dessa inadequação, principalmente na etapa de segregação dos resíduos. Essa realidade pode, e deve, ser combatida através de ações de Educação Ambiental, visando não somente à adequação da universidade aos preceitos da lei como também um ambiente acadêmico mais consciente e sustentável.pt_BR
dc.description.abstractLa generación de desechos sólidos esté presente en la historia humana desde el principio de la civilización, aunque sólo recientemente se ha convertido en objeto de estudio y preocupación. Históricamente, poca importancia fue dada a los desechos generados por las actividades humanas, pero a partir del siglo XX, este tema se puede encontrar ahora en el derecho internacional como parte fundamental del desarrollo económico y la preservación ambiental. A nivel nacional, el Brasil aprobó en agosto de 2010, la Política Nacional de Desechos Sólidos, que se desafió a transformar la situación actual con respecto al tratamiento de los desechos generados aquí. Entre los instrumentos de esta política, está la educación ambiental como la clave para esta transformación se haga realidad. La Universidad Federal de Rio Grande do Sul, elegida como sede para este estudio de caso, lucha por poner en práctica las directrices de la Política Nacional de Desechos Sólidos. Los problemas estructurales y de comportamiento aparecen como reponsáveis por esta insuficiencia, especialmente en el paso de segregación de residuos. Esta realidad puede y debe ser contrarrestada por las acciones de educación ambiental, con el objetivo no sólo la adecuación de la universidad a los preceptos de la ley, como un ambiente académico más consciente y sostenible.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesechoses
dc.subjectDireito ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectDesechos sólidoses
dc.subjectSegregaciónes
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducación ambientales
dc.titleA ineficiência na segregação dos resíduos sólidos : um estudo de caso na ufrgspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000974500pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional.pt_BR


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