A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos
dc.contributor.author | Trindade, Iole Maria Faviero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-09T16:32:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/129284 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente, pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on Cultural Studies and correlated fields, such as postmodernism and post-structuralism, in its Foucauldian version, this paper analyzes a clipping from the academic production in the literacy field, treating them as cultural artifacts because they are the result of a process of social construction that produces identities and subjectivities, in a context of power relations. By interpreting culture as a global way of living in society, the cultural analysis allows us to locate the invention and productivity of school literacy and cultural literacy processes contextually by examining discourses which shape them, such as the academic production, visualizing some of its representations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 125-142 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultural Studies | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Discourses | en |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Representations | en |
dc.subject | Academic production | en |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | (il)Literacy | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Cultural artifacts | en |
dc.title | A invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismos | pt_BR |
dc.title.alternative | Invention of multiple literacy and (il)literacy | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000499817 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)