Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTrindade, Iole Maria Favieropt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:32:57Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129284pt_BR
dc.description.abstractTendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente, pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações.pt_BR
dc.description.abstractBased on Cultural Studies and correlated fields, such as postmodernism and post-structuralism, in its Foucauldian version, this paper analyzes a clipping from the academic production in the literacy field, treating them as cultural artifacts because they are the result of a process of social construction that produces identities and subjectivities, in a context of power relations. By interpreting culture as a global way of living in society, the cultural analysis allows us to locate the invention and productivity of school literacy and cultural literacy processes contextually by examining discourses which shape them, such as the academic production, visualizing some of its representations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 125-142pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiscoursesen
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectAcademic productionen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject(il)Literacyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCultural artifactsen
dc.titleA invenção de múltiplas alfabetizações e (an)alfabetismospt_BR
dc.title.alternativeInvention of multiple literacy and (il)literacy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000499817pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples