Listar Multidisciplinario por tema "Theory of conceptual fields"
Mostrando ítems 1-6 de 6
-
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
(2010) [Tesis]Nesta tese, foi desenvolvida uma investigação, utilizando, principalmente, atividades digitais relacionadas com a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A base para analisar as construções conceituais dos alunos ... -
Integração de mídias digitais no ensino de Geometria : um estudo com o oitavo ano do Ensino Fundamental
(2015) [Tesis de maestría]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de conceitos de Geometria integrando mídias digitais e recursos didáticos. O objetivo central do trabalho foi contribuir para o processo de aprendizagem de conceitos de ... -
Programação em Scratch na sala de aula de matemática : investigações sobre a construção do conhecimento de ângulo
(2017) [Tesis de maestría]O presente estudo propõe-se responder à questão de investigação: Quais são as evidências de pensamentos matemáticos e como os alunos as expressam em atividades de programação envolvendo o conceito de ângulo? A pesquisa ... -
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental
(2021) [Tesis de maestría]A presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio ... -
O uso de jogos na resolução de problemas de contagem : um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Colégio Militar de Porto Alegre
(2009) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática em problemas de contagem, a partir de situações de jogos. Foi feito um Estudo de Caso numa turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Porto Alegre ... -
O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
(2013) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na ...