Navegação Multidisciplinar por Autor "Garcia, Rosane Nunes"
Resultados 1-12 de 12
-
Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes
Lopes, Werner Zacarias (2020) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca ... -
A alfabetização científica de estudantes de licenciatura em ciências biológicas e sua influência na produção de materiais didáticos
Lima, Amanda Muliterno Domingues Lourenço de (2016) [Dissertação]Atualmente o que se verifica é que o ensino de Ciências, de um modo geral, tem priorizado essencialmente a aprendizagem de conceitos, em detrimento de uma compreensão mais ampla da ciência. Ao observar o sistema de ensino ... -
Uma análise crítica, a partir do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS), do ensino de botânica na educação básica
Souza, Cássia Luã Pires de (2018) [Dissertação]O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise crítica de alguns aspectos relacionados ao Ensino de Botânica na Educação Básica no Brasil, a partir dos referenciais teóricos do ensino com enfoque Ciência-Tecnologia- ... -
À sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente
Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira (2020) [Tese]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto ... -
Atividades investigativas na escola : compreendendo concepções a partir dos referenciais teóricos e de um grupo de docentes da educação básica
Lima, Daniela Bonzanini de (2021) [Tese]A pesquisa apresentou como objetivo geral compreender quais são as concepções teóricas/epistemológicas presentes em referenciais teóricos que orientam as atividades investigativas realizadas na Educação Básica (EB), bem ... -
Avaliação das aprendizagens no ensino das ciências da natureza por meio de projetos : análise de referenciais teóricos, concepções e práticas docentes em escolas públicas de educação básica
Bozzato, Carla Vargas (2021) [Tese]A presente tese debruçou-se sobre a temática da avaliação no Ensino de Ciências da Natureza (ECN) por meio da Pedagogia de Projetos, na Educação Básica, para compreender as diferentes concepções e práticas de avaliação e ... -
Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
Ocampos, Dandara Vázquez (2024) [Dissertação]A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização ... -
A docência compartilhada no ensino de Ciências do 9º ano do ensino fundamental : as especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar
Silva, Débora Perônio da (2022) [Dissertação]O ensino das Ciências da Natureza tem sido objeto de investigação sob diferentes enfoques, frequentemente na busca por caminhos para qualificá-lo e torná-lo mais significativo aos estudantes. Entendemos que a interdisciplinaridade ... -
O ensino de temas relacionados à saúde em um espaço escolar : analisando a sua abordagem a partir de documentos oficiais da educação, de documentos escolares e do componente curricular de biologia
Jesus, Rhenan Ferraz de (2018) [Dissertação]Este trabalho buscou analisar as possíveis articulações da abordagem de temas em torno da saúde no ensino de Biologia no Ensino Médio, contextualizando essa abordagem desde os documentos oficiais da educação até as práticas ... -
Um estudo sobre a formação inicial de professores para a temática da saúde na região metropolitana de Porto Alegre
Silva, Michele Silveira da (2018) [Dissertação]O conceito de saúde usado na sociedade tem mudado constantemente durante a história. Atualmente, deixou-se de associar o processo saúde-doença como opostos, dando lugar a conceitos que abrangem o bem-estar físico, social ... -
Formação de professores do ensino fundamental na cidade de Petrolina – PE : a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de ciências
Silva, Diego Felipe dos Santos (2018) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral investigar e capacitar professores na cidade de Petrolina-PE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mediante uma proposta que levasse em consideração a realidade local ... -
A utilização da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências da natureza na educação básica
Santos, Victor João da Rocha Maia (2019) [Tese]Esta Tese apresenta como objetivo geral investigar, a partir das teorias de aprendizagem de Mayer (2001), Ausubel (1963) e Novak (1977), quais recursos pedagógicos, se textos ou quadrinhos, podem se mostrar mais eficazes ...