Navegação Design por Autor "Linden, Júlio Carlos de Souza van der"
Resultados 1-20 de 35
-
Abordagens e métodos orientados ao design social
Couto, Elisa Bonotto do (2016) [Dissertação]O design social é um tema que a literatura do design trata desde a década de 60, contudo até hoje existem lacunas teóricas e metodológicas que afetam a prática profissional e o ensino do design, reduzindo o seu impacto ... -
Bem-estar e florescimento humano em interações de motoristas com interiores automotivos de veículos econômicos fabricados no Brasil
Caetano, Ulisses Filemon Leite (2018) [Tese]A presente tese teve o objetivo de entender como as interações com os interiores automotivos econômicos fabricados no Brasil contribuem para o bem-estar e florescimento humano dos motoristas. Utilizou-se a proposta do ... -
Competências em experiência do usuário no design de produto digital : perspectivas teóricas e uma pesquisa histórica cibercultural no Brasil (2000–2020)
Grilo, André (2023) [Tese]É apresentada uma perspectiva teórica sobre a Experiência do Usuário (UX) enquanto construto no Design de Produto Digital (DPD), subdisciplina do campo do Design relacionada ao projeto de artefatos digitais, tais como ... -
Construção de bases para o desenvolvimento de um ecossistema de cultura e inovação orientado pelo design no bairro Mário Quintana
Ventura, Daniel (2023) [Dissertação]A presente dissertação expõe o trabalho de pesquisa-ação desenvolvido para construção e realização de ações que impactem diretamente a vida das pessoas e o desenvolvimento teórico e prático necessário, para formação de ... -
Construção de competências em design orientadas para a inovação : proposta de matriz para relacionar profissionais em formação nas etapas front-end dos processos de desenvolvimento de artefatos
Casenote, Igor Escalante (2018) [Tese]Os problemas em design podem se configurar em diferentes níveis quanto à sua determinação, o que é definido pela qualidade das informações que o designer obtém no início do processo de desenvolvimento de artefatos. ... -
Construção de identidade de marca para micro e pequenas empresas : toolkit exploratório para apoio às etapas de briefing e imersão
Szabluk, Daniela (2019) [Tese]A identidade de marca figura o conjunto exclusivo de associações que se intenciona criar e manter para uma organização. Para os consumidores, a identidade de marca se concretiza nos aspectos tangíveis que são característicos ... -
A contribuição da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA) para projetos colaborativos voltados para cidades
Macedo, Luiza Ferreira de (2017) [Dissertação]Os cidadãos estão enfrentando um processo de transição por um futuro mais sustentável e com uma preocupação maior nas pessoas. Respondendo aos desafios locais, a inovação social surge como uma maneira de grupos de pessoas ... -
Desenvolvimento de um guia de orientação para otimizar o processo de tomada de decisão de líderes de projetos de design
Capra, Andrea (2022) [Tese]Essa tese apresenta um guia de orientação para otimizar o processo tomada de decisão de líderes de projetos de design. Para a construção do guia duas fases de pesquisa foram aplicadas: uma fase qualitativa, desenvolvida ... -
Design de Moda : framework para implementação de estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário
Nicchelle, Keila Marina (2018) [Tese]O Design, inserido na complexidade do atual ambiente social, cultural, produtivo e mercadológico se apresenta como uma atividade complexa, o que exige o estudo de estratégias de inovação direcionadas a resolução de problemas ... -
Design, emoção e o calçado feminino : mulheres que amam calçados
Seferin, Mariana Toledo (2012) [Dissertação]Esta pesquisa aborda, pela perspectiva do design e emoção, a relação afetiva que mulheres estabelecem com os calçados femininos. Tem como objetivo geral descrever as relações afetivas que mulheres que declaram amar ou ... -
Design-led innovation sob perspectiva do ecossistema de inovação
Ferreira, Fernando Souza (2020) [Dissertação]A colaboração entre organizações tem desenvolvido ecossistemas de inovação e tornado acessíveis novas tecnologias, ideias e soluções. Por consequência, o desafio dos gestores passou do desenvolvimento de produto e geração ... -
O digital e o regional na teoria da tectônica : um estudo de adaptação dos processos formativos da tectônica digital aos contextos regionais
Puig, Rafael Jeí Fuhr (2021) [Dissertação]Este estudo visa a compreensão da reprodução de características culturais regionais próprias da construção vernacular perpetuados através do emprego das tecnologias digitais na produção de elementos tectônicos contemporâneos. ... -
Diretrizes de projeto para design de calcinhas : um estudo com ênfase na percepção de conforto
Giongo, Marina Anderle (2012) [Dissertação]O tema central desta dissertação é a percepção de conforto como instrumento para traçar diretrizes para o design de calcinhas, que é o principal objetivo deste estudo. O presente trabalho apresenta uma investigação ... -
Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti (2012) [Dissertação]O aumento constante das opções de produtos e serviços à disposição da população tem forçado as empresas a competir cada vez mais em seus mercados. Neste sentido, o papel do design nos negócios tem colaborado na tarefa de ... -
Do desabafo ao sonho : storytelling como ferramenta de construção de sistema-produto-serviço para MPEs
Velho, Adriana Galli (2019) [Tese]Esta tese propõe um tool kit para a aplicação do storytelling como auxiliar no desenvolvimento de projetos de sistema-produto-serviço na perspectiva das MPEs, com ênfase na comunicação do SPS. Para atingir aos objetivos ... -
Elicitação de requisitos de projeto em design de comunicação visual
Andrighetto, Gustavo Vitelo (2017) [Dissertação]A investigação de requisitos de projeto é uma atividade essencial da prática do design, associada a configuração do problema de projeto. Contudo, a técnica para esta atividade é muitas vezes desafiadora para os designers ... -
O estado da arte da pesquisa em design no Brasil a partir das dissertações de mestrado na área
Silveira, Luiz Augusto Barreto (2013) [Dissertação]Esta pesquisa se propõe a apresentar o estado da arte das dissertações realizadas nos cursos de mestrados em Design no Brasil, pois acredita-se que toda área do conhecimento, em um determinado momento, precisa realizar o ... -
Estimulando autonomia em estudantes de projeto de moda a partir da cultura do design
Horn, Bibiana Silveira (2019) [Tese]Ao se comparar o desenvolvimento de coleção ou de produtos de Moda ao Design, ainda há um número restrito de processos ou ferramentas de projeto específicas para o Design de Moda. De uma forma geral as propostas existentes, ... -
Estratégias de design para pós-produção de produtos de moda
Lima, Bruna Lummertz (2019) [Tese]É importante que empresas e designers repensem a metodologia de projeto para a moda sustentável, ampliando sua atuação para os processos posteriores a produção, compreendendo que tais etapas também constituem o projeto e ... -
A imagem do design por estudantes ingressantes e concluintes em cursos de design no Rio Grande do Sul
Valentini, Bruno Guilherme (2018) [Dissertação]Este trabalho aborda as diferenças entre as imagens que estudantes ingressantes e concluintes têm sobre o design e a imagem projetada por suas IES. Entende-se que as imagens são organizadas em uma rede de significados ...