A polissemia dos conceitos e suas implicações para a sociologia : os usos do termo "sistema"
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Data
2014Tipo
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The polysemy of concepts and their mplications for sociology : the uses of the term "system"
La polysémie des concepts et ses implications en sociologie : les usages du terme "système"
Assunto
Resumo
No presente artigo, examinamos a polissemia do termo “sistema” na Sociologia, com o propósito de demonstrar que o processo comunicacional, inescapável na prática científica, se fragiliza e, por vezes, se impossibilita se os termos empregados forem tomados fora das orientações teóricas e epistemológicas do autor. Acreditamos que a polissemia, fenômeno de ocorrência habitual na vida cotidiana, tem seus efeitos negativos amplificados quando se trata de termos que, no contexto argumentativo, possue ...
No presente artigo, examinamos a polissemia do termo “sistema” na Sociologia, com o propósito de demonstrar que o processo comunicacional, inescapável na prática científica, se fragiliza e, por vezes, se impossibilita se os termos empregados forem tomados fora das orientações teóricas e epistemológicas do autor. Acreditamos que a polissemia, fenômeno de ocorrência habitual na vida cotidiana, tem seus efeitos negativos amplificados quando se trata de termos que, no contexto argumentativo, possuem status de conceito. O emprego da palavra não garante por si só o compartilhamento intersubjetivo de significados, podendo ocorrer a produção de significados não desejada por aqueles que buscam se comunicar. Por outro lado, buscar um significado unívoco, sem ambiguidades e sem polissemias, para termos que operam abstrações significativas nas Ciências Sociais nos parece improvável, senão impossível. ...
Abstract
In this article, we examine the polysemy of the term “system” in Sociology, with the purpose of showing that the communication process, inescapable in scientific practice, weakens and, sometimes is even impeded, if the terms employed are taken out of the theoretical and epistemological orientations of the author. We believe that polysemy, a phenomenon of habitual occurrence in everyday life, has its negative effects amplified when considered in relation to terms that, in the argumentative conte ...
In this article, we examine the polysemy of the term “system” in Sociology, with the purpose of showing that the communication process, inescapable in scientific practice, weakens and, sometimes is even impeded, if the terms employed are taken out of the theoretical and epistemological orientations of the author. We believe that polysemy, a phenomenon of habitual occurrence in everyday life, has its negative effects amplified when considered in relation to terms that, in the argumentative context, have the status of concepts. The use of a word does not, in itself, guarantee intersubjective sharing of its meaning and might result in the production of meanings which were not intended by those who seek to communicate. On the other hand, the search for a univocal, unambiguous, clear-cut meaning for terms that operate significant abstractions in the Social Sciences seems unlikely, if not impossible. ...
Résumé
Dans cet article, nous examinons la polysémie du terme “système” en Sociologie, afin de démontrer que le processus de communication, incontournable dans la pratique scientifique, affaiblit et devient même impossible si les termes employés ne s’inscrivent pas dans le cadre des orientations théoriques et épistémologiques de l’auteur. Nous croyons que la polysémie, ce phénomène habituel dans la vie quotidienne, a ses effets négatifs amplifiés lorsque les termes ont, dans le contexte argumentatif, ...
Dans cet article, nous examinons la polysémie du terme “système” en Sociologie, afin de démontrer que le processus de communication, incontournable dans la pratique scientifique, affaiblit et devient même impossible si les termes employés ne s’inscrivent pas dans le cadre des orientations théoriques et épistémologiques de l’auteur. Nous croyons que la polysémie, ce phénomène habituel dans la vie quotidienne, a ses effets négatifs amplifiés lorsque les termes ont, dans le contexte argumentatif, un statut de concept. L’emploi du mot n’assure pas en lui-même le partage intersubjectif de sens, il est donc susceptible de produire des sens non souhaités par ceux qui cherchent à se communiquer. De l’autre côté, il nous semble improbable, voire impossible, de chercher un sens univoque, sans ambiguïté et sans polysémie à des termes qui opèrent des abstractions importantes dans les sciences sociales. ...
Contido em
Educação e sociedade : revista de ciências da educação. São Paulo, SP. V. 35, n. 128 (jun./set. 2014), p. 829-842
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