Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
Fecha
2015Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinató ...
A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas. ...
Abstract
The purpose of this study is to report an outgoing survey with five mathematics teachers about the difficulty in teaching the contents of Probability and Combinatorial Analysis . The research was done through semistructured interviews that focused the teaching of those subjects and the teachers’ training. The data analysis indicates that the training of teachers is an explanation for teachers teaching the subject just repeating and applying formulas. To improve the teaching of Combinatorial Ana ...
The purpose of this study is to report an outgoing survey with five mathematics teachers about the difficulty in teaching the contents of Probability and Combinatorial Analysis . The research was done through semistructured interviews that focused the teaching of those subjects and the teachers’ training. The data analysis indicates that the training of teachers is an explanation for teachers teaching the subject just repeating and applying formulas. To improve the teaching of Combinatorial Analysis and Probability it is necessary to invest in teachers training focused on the understanding of principles and concepts and problem solving. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Matemática (389)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License