Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Caroline Antunes dapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T02:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128006pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso investiga quais aprendizagens financeiras são produzidas quando jovens de 15 a 17 anos são contratados por empresas, participando do Programa Jovem Aprendiz, e vivenciam a experiência de ter seus primeiros salários. Analiso o contexto cultural no qual a juventude brasileira contemporânea está inserida e as orientações sobre o uso de dinheiro veiculadas pela literatura de Educação Financeira e pelo ambiente familiar de cada jovem. Metodologicamente, o material empírico foi produzido utilizando entrevistas online, realizadas com 6 jovens. Foi possível conhecer as práticas de consumo das quatro moças e dois rapazes, compreendendo que vivenciam um lazer em torno de passeios a shoppings, nos quais vão ao cinema, se reúnem nas praças de alimentação e realizam compras. É um lazer que gera consumo e gastos de seus salários. Suas aprendizagens e vivências financeiras apontam para: 1) a constatação de que o dinheiro recebido “some rápido”, 2) a construção de redes solidárias que garantem o lazer mesmo sem recursos, 3) a vivência de práticas de crédito diferenciadas, e 4) a compreensão das atitudes de seus responsáveis diante da gestão financeira familiar. Concluo o trabalho, reafirmando a importância do Programa Jovem Aprendiz, e refletindo sobre as implicações desses resultados na Educação Matemática das escolas de Ensino Médio e nas instituições de Ensino Profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe following monograph investigates which kinds of financial learning are produced when teenagers from 15 to 17 years old are hired by companies through the Programa Jovem Aprendiz, and start experiencing their first salaries. I analyze the cultural context in which the contemporary Brazilian youth is inserted, and the orientations about the use of money brought up by the Financial Education literature and by the familiar environment of each one of the interviewed teenagers. Methodologically, the empirical material was constructed by online interviews with 6 teenagers. It was possible to better know the consumer practices of four girls and two boys, understanding that they experience leisure centered in shopping malls trips, where they go to the movies, get together at the food court and shop. Their experience and financial learning point out to: 1) the realizing that their income "disappear fast", 2) the making of solidary networks that assure the leisure even without financial resources , 3) the experience of alternative credit practices, and 4) the comprehension of their legal guardians' attitudes in front of the family financial management. I conclude this paper reaffirming the importance of the Programa Jovem Aprendiz and its implications on the Mathematical Education at high schools and vocational training institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectConsumer cultureen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectOnline interviewsen
dc.title“É muito fácil gastar” : aprendizagens financeiras de jovens aprendizes com seus primeiros saláriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples