Cidadania no papel : uma análise de descrições de participação social nos livros didáticos de sociologia
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo problematizar a abordagem do conceito de participação social em material didático da disciplina de Sociologia, oferecido gratuitamente pelo MEC através do Programa Nacional do Livro Didático para toda a rede pública de ensino do Brasil. A construção desta problematização se dá a partir da análise do conteúdo de seis livros didáticos do ensino médio, visando a observar a existência, a forma como são apresentados e narrados conteúdos sobre participação social, tanto ...
Este trabalho tem por objetivo problematizar a abordagem do conceito de participação social em material didático da disciplina de Sociologia, oferecido gratuitamente pelo MEC através do Programa Nacional do Livro Didático para toda a rede pública de ensino do Brasil. A construção desta problematização se dá a partir da análise do conteúdo de seis livros didáticos do ensino médio, visando a observar a existência, a forma como são apresentados e narrados conteúdos sobre participação social, tanto no seu aspecto histórico quanto na sua descrição no presente. ...
Abstract
This paper aims to discuss the approach to the concept of social participation in the teaching material of sociology discipline offered by the National Textbook Plan of MEC (Ministério da Educação) to the entire public school system in Brazil. The construction of this questioning goes through by the books content analysis in order to observe the existence, the way it is presented and the amount of presented examples of social participation, both in its historical aspect as in his description th ...
This paper aims to discuss the approach to the concept of social participation in the teaching material of sociology discipline offered by the National Textbook Plan of MEC (Ministério da Educação) to the entire public school system in Brazil. The construction of this questioning goes through by the books content analysis in order to observe the existence, the way it is presented and the amount of presented examples of social participation, both in its historical aspect as in his description these days. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License