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dc.contributor.advisorFaé, Rogériopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Edvanessa Florêncio ept_BR
dc.date.accessioned2015-10-03T02:37:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127444pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, o mercado tem apresentado demandas com altos níveis de exigências com relação à qualidade do serviço contratado. Apesar do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) prestar serviços aos setores públicos, ele não foge das constantes cobranças de seus clientes para melhoria do serviço, oferecendo maior velocidade nas entregas dos produtos e tempestividade nas ações para correção de falhas. Para atender a estas necessidades, o SERPRO optou por adotar os métodos ágeis em todas as áreas da empresa de modo que possibilite a reformulação dos seus modelos de gestão e ações operacionais entre as áreas do SERPRO, tornando o processo de atendimento mais eficiente e produtivo. Dentre as ações estratégicas adotadas, houve a execução de seis projetos pilotos que utilizaram o scrum como metodologia ágil de gestão. Estes projetos serviram como experimentação para analisar na prática os efeitos da implantação dos métodos ágeis na organização. O objetivo deste trabalho foi analisar como a mudança para o ágil pôde tornar mais eficiente o processo de gestão de desenvolvimento de software no SERPRO dentro do cenário dos projetos piloto. O delineamento da pesquisa se deu através de um estudo de caso, cuja fonte de dados foi uma pesquisa documental na avaliação de satisfação dos clientes do SERPRO e nos meios corporativos de comunicação, que divulgaram os resultados das execuções dos projetos pilotos. A análise realizada buscou identificar as potencialidades dos métodos ágeis no contexto do SERPRO, assim como os seus limites. Como resultado deste estudo temos que, independente dos desafios observados, a utilização do ágil no SERPRO trouxe importantes benefícios, principalmente quanto a um ambiente de trabalho mais produtivo, clientes mais satisfeitos e maior reconhecimento de qualidade dos serviços prestados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.titleEstudo de caso: a mudança organizacional no SERPRO provocada pela implantação do Método Ágilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000968945pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR


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