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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorVenzke, Claudio Sennapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-29T10:53:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127193pt_BR
dc.description.abstractA educação em Administração é cada vez mais demandada a trabalhar profundamente os conceitos com relação à ética, tendo em vista as responsabilidades das organizações na sociedade. Assim, faz-se necessária uma educação mais transcendente, indo além da base financeira, incluindo as questões da sustentabilidade socioambiental, e questionando quais as mudanças são necessárias para educar o administrador. Desta forma, o desenvolvimento dos docentes é um dos pontos fundamentais para a mudança na educação em Administração, para que estes obtenham maior consciência da dimensão socioambiental da sustentabilidade, utilizando esta dimensão nas suas atividades de educação do administrador. Com isso, questiona-se sobre quais bases conceituais podem auxiliar neste desenvolvimento docente. Para responder a este questionamento, foi estabelecido como objetivo geral a construção de um framework conceitual. Como objetivos específicos, foi analisado o contexto da educação e da atuação do administrador brasileiro, no que se refere à dimensão socioambiental da sustentabilidade. Posteriormente foram selecionados junto a pesquisadores, no Brasil e no exterior, bem como em eventos científicos da área, os elementos para analisar o desenvolvimento atual de docentes. Foi observada a necessidade da integração das questões socioambientais na educação dos administradores. A construção metodológica buscou coerência com o Pensamento Complexo, com uma pesquisa de natureza qualitativa e orientação interpretativista. A partir da análise dos dados coletados, emergiram os elementos considerados necessários para o desenvolvimento docente, visando tornar a educação do administrador mais transcendente. O elemento central está relacionado aos papéis que os docentes exercem, identificando a necessidade de uma ampliação da capacidade criativa para a resolução de problemas. Com isso, foi proposto o aprofundamento do entendimento dos espaços que favorecem a transformação pessoal e o desenvolvimento dos docentes. O desenvolvimento é impulsionado pela ampliação da visão e conexão com algo maior do que a atividade docente, sendo um estímulo à consciência de fazer parte de algo maior, motivando os docentes em Administração para utilizarem o conhecimento na promoção do desenvolvimento no sentido amplo. Assim, foi definida a espiritualidade como elemento impulsionador do desenvolvimento, permitindo aos docentes a busca de conexão com os aspectos transcendentes, percebendo-se como parte de um todo maior que eles mesmos, podendo atuar de forma a impactar positivamente o todo, sendo impactados positivamente por ele. Desta forma, esta tese visa auxiliar no desenvolvimento da consciência socioambiental na educação em Administração, para que as organizações minimizem os problemas sociais e ambientais da sociedade, por meio de seus produtos e serviços, assumindo compromissos com a transparência e os valores éticos.pt_BR
dc.description.abstractManagement education is increasingly demanded to teach deeply ethics concepts, given the social responsibilities of organizations. Thus, a transcendent education is necessary going beyond the financial focus, including the issues of social and environmental sustainability, analyzing what changes are needed to educate the future manager. In this way, faculty development is one of key points for changes in management education, so they can develop a greater awareness of the environmental dimension of sustainability, using this to improve education activities. Upon that, the question is about what conceptual basis can help the faculty development. To answer the question, it was proposed the construction and presentation of a conceptual framework as main objective; the specific objectives were initially focused on understanding the context of education and the Brazilian manager role on matters relating to social and environmental dimensions of sustainability. After that, some elements were prospected and selected through researchers in Brazil and abroad, also in scientific events of management area. All of that was necessary to understand the current approach used to faculty development, their roles to integrate environmental issues in management education and the need for adjustments in this development. The methodological approach was based on Complex Thinking, through a qualitative research and interpretative orientation. From the data analysis, emerged the elements considered necessary to faculty development, aiming to transform the management education into a transcendent approach. The central element is related to faculty’s main roles, identifying the need for an expansion of problem solving capacity and creativity. Therewith, it was proposed a deeply understanding of spaces that favor personal transformation and faculty development. The development is empowered by an expansion of a vision and a connection to something larger than the teaching activity, being a stimulus to the consciousness of being part of something bigger, and motivating them to recognize that there is much to do for the good of humanity. Therefore, it was defined spirituality as driver of this development, in the sense that enable professors to search connection with transcendent aspects, perceiving it as part of a whole, greater than themselves, acting as a positive impact and being impacted by it as well. Thus, this thesis aims to assist in the development of environmental awareness in management field, so that organizations can minimize its social and environmental problems on society through its products and services, committing themselves with transparency and ethical values.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectFaculty developmenten
dc.titleEducação para a sustentabilidade e o desenvolvimento docente na Administraçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000969573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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