Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorBasso, Barbara Lorenzonipt_BR
dc.date.accessioned2015-09-29T10:53:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127184pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve a experiência realizada em turmas de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em um projeto de extensão que surgiu a partir da análise da primeira fase da experiência, com as turmas de graduação. Motivados pela necessidade de mudanças no atual formato das aulas que temos em nossas universidades, propusemos uma pesquisa ação participante, realizando as aulas em um formato diferenciado, onde seguimos os princípios do construtivismo de Piaget e Paulo Freire, tendo os alunos como protagonistas de seu aprendizado e promovendo a construção de conhecimento em sala de aula. Também desenvolvemos um projeto de extensão onde propusemos um formato diferenciado, transformando as relações entre professor e aluno e entre alunos de modo a possibilitar a construção conjunta do conhecimento em administração. Como resultado, acreditamos que nossa pesquisa possa inspirar novas ações em diversas salas de aula e em diversas universidades, contribuindo para uma mudança positiva na educação universitária em nosso país.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis describes an experience within groups of undergraduate students in the Federal University of Rio Grande do Sul, Business Administration course. It also describes the experience of an extension program that emerged from the analysis of the first phase of the experience. Inspired by the need of change in the current format of classes that we see in our universities, we proposed a participatory action research, having classes in a different format. We have followed the principles of Piaget and Paulo Freire’s constructivism, having the students as protagonists of their learning and promoting the knowledge construction in the classroom. We have also developed an extension project at the university, proposing a differentiated format which transformed the interactions between students and students-professors in a way that made it possible to construct knowledge together. As a result, we believe that our study can inspire new similar actions in several classrooms and universities, contributing to a positive change in the tertiary education in our country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectAprendizagem : Administracaopt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectConstructivismen
dc.titleEducação e construção de conhecimento : uma experiência no Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples