Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoi, Mara Elisângela Jappept_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2015-09-10T02:36:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126281pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to test the effectiveness of using the Problem Solving Methodology in science teachers training courses. The problem situations produced by teachers in the contexts of initial and in-service training are categorized and analyzed. The methodology involved conducting a literature review, conducting teacher training experiences and analysis of the body of information gathered during the courses, as well as problem-situations produced in these contexts. The results show aspects of teacher training for working with teaching strategies as the role of the teacher in the authoring and development problems, pedagogical reasoning, epistemological, psychological preparation for a more structured conceptual basis and strengthening of the teachers’ practical knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachers educationen
dc.subjectProblem solving methodologyen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectLearning scienceen
dc.titleFormação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and the development of skills for using the problem solving methodology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969585pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples