Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
dc.contributor.author | Goi, Mara Elisângela Jappe | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Flávia Maria Teixeira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T02:36:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8795 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/126281 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to test the effectiveness of using the Problem Solving Methodology in science teachers training courses. The problem situations produced by teachers in the contexts of initial and in-service training are categorized and analyzed. The methodology involved conducting a literature review, conducting teacher training experiences and analysis of the body of information gathered during the courses, as well as problem-situations produced in these contexts. The results show aspects of teacher training for working with teaching strategies as the role of the teacher in the authoring and development problems, pedagogical reasoning, epistemological, psychological preparation for a more structured conceptual basis and strengthening of the teachers’ practical knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teachers education | en |
dc.subject | Problem solving methodology | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Learning science | en |
dc.title | Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969585 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)