As concessões rodoviárias gaúchas à luz do sistema de franchise bidding : 1996/2007
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ivan Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza Júnior, Roberto Tadeu de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-03-29T04:10:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/12414 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar o sistema de franchise bidding como uma alternativa à regulação tradicional, tomando-se como exemplo as concessões de rodovias, tanto do ponto de vista teórico como empírico. A partir do estudo de caso envolvendo o programa de concessões rodoviárias gaúchas, o presente trabalho realizou uma análise comparativa entre o sistema de franchise bidding, também conhecido na literatura como leilão de Demsetz (1968), e a regulação direta, identificando-se os principais pressupostos teóricos, as características e os problemas enfrentados e, ainda, as similaridades e diferenças existentes entre os dois modelos propostos. Os resultados obtidos confirmam o diagnóstico realizado por Williamson (1976), indicando que regulação e franchise bidding diferem somente na forma e não em espécie. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze franchise bidding as an alternative to traditional regulatory systems, approaching both empirically and theoretically the highway concessions as an example. Taking the highway concession program from the state of Rio Grande do Sul as a study case, this study compares the franchise bidding system, also known in the literature as Demsetz bidding (1968), with direct regulation and identifies the main theoretical assumptions, characteristics and problems experienced as well as the similarities and differences between both models. The results confirm Williamson’s (1976) diagnosis showing that regulation and franchise bidding differ only in form rather than kind. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competition | en |
dc.subject | Administracao publica : Servicos publicos | pt_BR |
dc.subject | Serviço público : Concessão | pt_BR |
dc.subject | Concession | en |
dc.subject | Agreements | en |
dc.subject | Regulação de serviços públicos | pt_BR |
dc.subject | Efficiency | en |
dc.subject | Regulação econômica | pt_BR |
dc.subject | Roads | en |
dc.subject | Rodovias : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Concessões rodoviárias : Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Franchise bidding | en |
dc.subject | Monopoly | en |
dc.subject | Concessão de serviço público | pt_BR |
dc.subject | Demsetz bidding | en |
dc.subject | Regulation | en |
dc.subject | Highways | en |
dc.subject | Public works | en |
dc.subject | Public service | en |
dc.title | As concessões rodoviárias gaúchas à luz do sistema de franchise bidding : 1996/2007 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000625994 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Applied and Social Sciences (6071)Administration (1952)