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dc.contributor.advisorFonseca, Marcelo Jacquespt_BR
dc.contributor.authorCopetti, Risane Friederichspt_BR
dc.date.accessioned2008-03-26T09:21:37Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12361pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo consiste em uma avaliação descritiva quantitativa de satisfação de usuários em relação a A implementação do Programa de Saúde & FamíliaPSF do municipio de Caibaté/Rs. O primeiro momento do estudo, fase exploratória qualitativa, foi realizado com a equipe de saúde da familia e Agentes Comunitários de Saúde, o qual permitiu construir um instrumento de pesquisa adequado,possibilitando identificar as variaveis e os problemas chaves. O segundo momento do estudo, foi utilizado o grupo de foco, " Usuarios"do SUS de diferentes micro-áreas, o qual permitiu avaliar a satisfação das mesmas em relação implantação do PSF nas dimensões relacional, orgacional e profissional. No terceiro momento foi aplicado a pesquisa quantitativa pelos Agentes Comunitários de saúde aos usuários do programa de saúde da familia distribuído nas 12 micro-áreas em 3% da população do município constituído em 152 instrumentos. Foi utilizado o metodo de amostra não probilistica, por cunveníência por abordagem dos respondentes do sistema de saúde junto as micro-áreas de cobertura dos PSFs. Segundo Malhotra (2001) a Amostragem por conveniência é rirna técnica de amostragem não probabilística que procura obter uma amostra de elementos convenientes. A seleção das unidades amostras é deixada a cargo do entrevistador". Para mensurarmos a satisfação do usuário, foi utilizada uma escala de cinco pontos que vai de 1 - Totalmente Insatisfeito, 2 - Insatisfeito, 3 - Neutro, 4 - Satisfeito, 5 - Totalmente Satisfeito, conforme citado por Bateson e Hofnnann (2001, p. 323) mencionam ainda que as medidas de satisfação dos usuários são obtidas por medidas diretas e indiretas. Medidas indiretas de satisfação dos usuários incluem rastrear e monitorar as reclamações de usuários. Empresas que se baseiam em medidas indiretas de satisfação dos usuarios estão adotando uma abordagem passiva para determinar se as percepções dos usuarios estão atendendo ou excedendo suas expectativas. Convém ressaltar que a pesquisa proporcionam avaliar a satisfação da população em relação ao desempenho das equipes do PSF, dos serviços prestados, e da organização dos serviços, bem como da implantação dos programas e ações no sistema municipal de saúde de Caibaté.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma de Saúde da Família (PSF).pt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectCaibaté (RS)pt_BR
dc.titleSatisfação da população em relação à implantação do PSF no município de Caibatépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000431371pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localIjuí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização de Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúdept_BR


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