Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Ensino de língua portuguesa"
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Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ... -
Aprendendo e ensinando a ortografia das flexões verbais : um estudo de caso
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo investigar a produção escrita de alunos de sétima série do Ensino Fundamental (ensino de 8 anos) de uma escola pública, no que tange ao ensino e à aprendizagem da ortografia das flexões ... -
O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ... -
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ... -
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ... -
A formação do plural dos substantivos terminados em ditongo nasal -ão
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a categoria morfológica de número dos substantivos da língua portuguesa terminados em ditongo –ão, tendo em vista sua aparente irregularidade há muito vir causando problemas ... -
“A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ... -
Referenciação no texto : o que há no livro didático
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ... -
Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ... -
Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ... -
Uma visão funcional da conjunção 'mas'
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...