• Descrição do sintagma nominal em português 

      Fante, Ivana Pauletti (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo visa apresentar uma descrição do sintagma nominal em português brasileiro, partindo da importância do reconhecimento desse constituinte pela gramática tradicional a fim de tornar a descrição da língua mais clara ...
    • Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...
    • Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística 

      Dantas, Karine Mesquita (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...
    • Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar 

      Silva, Júlia Dias da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ...
    • A formação linguística dos professores das séries iniciais do ensino fundamental 

      Rocha, André Luiz de Novais (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da formação linguística que o professor das Séries Iniciais recebe durante sua formação. Primeiramente, será apresentado quem é esse profissional, pois uma ...
    • Leitura ficcional e jovens leitores 

      Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • A variação linguística no ensino de língua portuguesa 

      Ribeiro, Josela Veber (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão ou culta da língua portuguesa, porque usam no dia a dia a língua coloquial. Eles não estão habituados com a língua formal, sendo essas ...