• A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional 

      Mendonça, Simone Maciel (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para ...
    • Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca 

      Pereira, André da Luz (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A capacidade de elaborar perguntas e construir respostas é aspecto relevante no domínio da língua. O uso adequado destes recursos está relacionado à competência comunicativa (fala, escrita, interpretação e produção). Este ...
    • Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental 

      Oliveira, Priscilla Freitas de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades ...
    • Coesão referencial e expressões anafóricas : um estudo de casos 

      Freitas, Franciane de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo pretende analisar a relação existente entre o referente e as expressões anafóricas de um texto – elementos estes responsáveis pela continuidade tópica – com base em exemplos selecionados em periódicos. Na análise ...
    • Complementos verbais versus adjuntos adverbiais : uma questão de ordem 

      Silva, Shanna Lauda Ferreira da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata da distinção entre Complementos Verbais e Adjuntos Adverbiais e sua influência no uso de Ordem Indireta no discurso do Português Brasileiro. Para tanto, o trabalho parte da observação de aspectos concernentes ...
    • A concorrência das preposições 'a', 'em' e 'para' nos usos do português brasileiro : uma proposta de abordagem no ensino das preposições 

      Martins, Alperi (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo discute a concorrência das preposições a, em e para nas regências dos verbos de direção/movimento e de estado nos usos do português brasileiro. Em razão dessa ocorrência na língua, pretende-se abordar os usos ...
    • Elementos Coesivos 

      Telles, Gabriela (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo relacionar questões relevantes à boa escrita de textos. Desta forma ele trata da coerência e coesão, aspectos da linguística textual que são fundamentais para a estruturação de um texto. ...
    • Estudo de sujeito : uma proposta textual para o ensino médio 

      Souza, Sônia de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma proposta de unidade de ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Primeiramente, analisamos um capítulo de livro didático, que será adotado em uma escola da rede pública de Porto ...
    • O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach 

      Vieira, Leandro Rocha (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ...
    • “A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica 

      Ribeiro, Débora Simões da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ...
    • O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística 

      Silva, Vivian da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ...
    • A língua portuguesa no ENEM 

      Rouffiax, Roger Marty (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo faz uma análise qualitativa da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da leitura dos documentos oficiais do MEC e de trabalhos recentes sobre o tema, ...
    • As multifunções do vocábulo 'onde' 

      Borges, Iuri (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata da generalização - extensão de sentido - do vocábulo onde, que pode ir além da noção de espaço geográfico, ampliando a sua possibilidade de uso para outras noções mais abstratas. Para tanto, objetiva-se ...
    • Proplemas da representação da narração em textos escolares 

      Santos, Luciane dos (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária ...
    • O que os alunos sabem sobre “Coesão”? 

      Etzberger, Márcia Maria (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ...
    • Subordinação e coordenação do período em redações de ensino médio 

      Jeffman, Michelle Santos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho discute aspectos relativos a problemas de estrutura do período encontrados em textos escolares – particularmente, discute os problemas que se referem ao mau emprego dos processos de subordinação e de coordenação. ...
    • Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese 

      Lemos, Fernando Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...