Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Abreu, Sabrina Pereira de"
Resultados 1-20 de 23
-
Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos?
Mendes, Vera Regina Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ... -
Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos
Rodrigues, Leandro Turelly (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características ... -
Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião
Santos, Cassiani (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) ... -
Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
Souza, Gabrielle Perotto de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos ... -
O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais
Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ... -
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
Corrêa, Renata Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ... -
Enunciados da marcha das vadias : uma análise à luz das figuras de linguagem
Gomes, Bhia Tabert Marcondes de Moura (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A Marcha das Vadias é um movimento contemporâneo organizado a partir da necessidade de discussão sobre os direitos e as lutas das mulheres na sociedade. O presente trabalho ressalta a importância dos discursos sociais, bem ... -
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ... -
A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso
Kroth, Évilin da Rosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se ... -
A funcionalidade da classificação dos tipos de predicados para o ensino sa língua portuguesa : um estudo piloto
Pires, Tiago de Souza (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa faz uma análise da classificação dos tipos de predicados segundo a NGB e de como essa classificação é compreendida por alunos de um curso de especialização em gramática, especialmente focado nos predicados ... -
Gênero gramatical : análise de livros didáticos
Silva, Geraldine Thomas da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ... -
A marca da intencionalidade através dos advérbios de base nominal
Cuty, Jerusa Alves (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede ... -
Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental
Pereira, Ida Marta Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ... -
Para além da função locativa : uma análise dos advérbios de lugar em textos argumentativos
Souza, Leoni Meyer de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste artigo, analisamos os advérbios de lugar em textos escolares argumentativos, objetivando verificar os outros usos textuais dos advérbios de lugar além do seu sentido primário locativo. -
Primeiras estórias : a neologia roseana e os processos de formação de palavras
Fernandes, Evelyn Amado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem como objetivo elencar e analisar as formações neológicas presentes em dois contos do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa. Para isso, foram estudados os conceitos de neologia e dos principais ... -
Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos
Sampaio, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ... -
Proposta e aplicação de atividade para o ensino médio sobre a forma de expressão do superlativo e comparativo : o caso do linguajar do gaúcho
Oliveira, Ana Paula Moraes dos Passos de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]A pesquisa que aqui se apresenta trata da expressão do grau comparativo e superlativo do adjetivo no dialeto do gaúcho. Essa investigação pautou-se em critérios etimológicos, morfológicos e semânticos. Sendo assim, foi ... -
Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ... -
Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais
Soares, Karine de Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ... -
Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
Machado, Milene Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ...