Resultados 81-90 de 291

    • Uso das tecnologias no ensino fundamental 

      Comerlato, Isabel Helena (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma análise sobre a utilização de tecnologias no ensino fundamental, e sua utilização na educação, e se estas realmente propiciam um aprendizado significativo, para isso foram aplicados questionários ...
    • Ensinar com tecnologia : a responsabilidade do professor frente às mudanças necessárias na escola 

      Azevedo, Bruna Knevitz de (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho tem como objetivo analisar algumas atividades com tecnologias propostas por professores do ensino fundamental e determinar o quanto essas atividades modificam as relações dentro da sala de aula e o comportamento ...
    • Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações 

      Vendrusculo, Leandro (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo traz uma proposta de atividades que buscam construir o conceito de área e perímetro de figuras planas no nível do ensino fundamental, com alunos do 7º ano, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica - ...
    • A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais 

      Dias, Clara Celina Ferreira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Ao pensarmos que o saber esta ...
    • Estudo dos quadriláteros frente as novas tecnologias 

      Message, Fernanda Linck (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nesse trabalho de conclusão de curso apresento um estudo que busca investigar possíveis contribuições das mídias digitais na aprendizagem de quadriláteros, utilizando para isso o software Geogebra, uma vez que esta ferramenta ...
    • Investigando propriedades dos ângulos com software de geometria dinâmica GeoGebra 

      Zanchettin, Luciana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo desse estudo é apresentar a implementação e análise de uma experiência didático-matemática com o uso do software Geogebra, realizada com alunos de 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ...
    • O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins 

      Lopes, Elizandra Jung Solano (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra ...
    • GeoGebra no ensino das frações : uma experiência em escola rural 

      Ivanowski, Maristela (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo pretendeu apresentar o software Geogebra para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola inserida num distrito de Três Passos, Rio Grande do Sul. Para tanto, foram feitas atividades que envolveram ...
    • Frações no cotidiano 

      Silva, Gislaine Souza da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho nasceu com o intuito de romper as dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática, em especial no 6º ano, nas aulas de introdução as frações. O objetivo dessa pesquisa é analisar uma experiência pedagógica ...
    • Classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos, apresentação do teorema de Pitágoras 

      Brizola, Mauro Breni de Almeida (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma seqüência didática que visa o estudo da classificação dos triângulos e do teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos ...