• Uma agordagem didática para o Teorema de Pitágoras 

      Cruz, Alessandra Miranda (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática que foi aplicada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em que foram utilizados aspectos da história da matemática com apoio de mídias digitais com o ...
    • Arte e matemática : aproximações geométricas e o uso de recursos tecnológicos 

      Hencke, Jésica (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo é elaborado a partir da análise de uma prática pedagógica que envolve a articulação entre as disciplinas de Artes Visuais e Matemática. O movimento de aprendizagem ocorreu nas aulas de artes visuais e ...
    • O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância 

      Cianciardi Neto, Gabriel (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho caracteriza-se pela abordagem conceitual acerca dos fundamentos de ensino à distância e seus ambientes de aprendizagem. Em um primeiro momento são apresentados o referencial teórico e sua conceituação. ...
    • Estudo do baricentro de um triângulo com o uso do software GeoGebra associado à resolução de problemas 

      Backes, Sheila Fabricia Schuck (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho está baseado em uma sequência didática aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas-aula, na qual foi feito o estudo do baricentro de um triângulo qualquer. O estudo do ...
    • Um estudo sobre a utilização de jogos na sala de aula : aprendendo através de atividades digitais ... 

      Konrath, Mary Lúcia Pedroso (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização de atividades digitais, tais como, materiais e jogos na prática pedagógica educativa de crianças da pré-escola. As atividades digitais abordam o lúdico e a fantasia ...
    • Matemática no dia a dia - consumo de açúcar 

      Manara, Jussele Anicet (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo o estudo da matemática através de recursos midiáticos. A proposta didática buscou envolver os alunos em uma pesquisa sobre o consumo de açúcar, tendo como método a análise de produtos ...
    • Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio 

      Berlanda, Juliane Carla (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A utilização dos recursos tecnológicos pode ser um fator relevante no processo de ensino e aprendizagem, desde que utilizado de forma consciente por professores e estudantes. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por ...
    • Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura 

      Teixeira, Cristiane Ricardo (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo ...
    • Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática 

      Dalabona, Jurema de Souza (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma ...
    • O uso de tecnologias no ensino da função afim 

      Dias, Julio Cesar da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho pretende investigar de que maneira o uso de novas tecnologias podem ser utilizadas como agentes facilitadores no processo ensino-aprendizagem da matemática, especificamente no ensino da função afim. Se o uso ...