Navegação Ciências Biológicas por Autor "Rockembach, Caroline Tuchtenhagen"
Resultados 1-18 de 18
-
Conscientizar e reciclar o caminho do lixo
Alves, Cássia Lisiane da Silva Lessa Lorensi (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A coleta seletiva tornou-se fundamental para o processo de reciclagem. A contribuição à coleta seletiva dos resíduos domiciliares, baseia-se na efetivação da separação dos resíduos e o encaminhamento correto, potencializando ... -
Contribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciências
Eggler, Anaí Minuzzo (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências ... -
Ensinando ciências através das tecnologias de imageamento aplicadas na medicina
Rockenbach, Tatiana Brambila (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Apresentamos uma sequência didática que faz uso da metodologia de projetos para despertar o interesse pela Ciência de alunos do Ensino Fundamental II. O tema escolhido é "As tecnologias de imageamento aplicadas na medicina”, ... -
Ensinando sobre crosta terrestre para alunos do 6º ano de uma escola pública atraves de coleta de campo e observação
Dier, Deise Caroline Eckhardt (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Quando falamos em educação, sabemos que não basta dominar o conteúdo conceitual ou tradicional para atingir uma aprendizagem satisfatória em sala de aula. Hoje necessitamos de meios para que os alunos se tornem os protagonistas ... -
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
Coan, Fernanda Jacinto (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e ... -
Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
Silva, Camila Franceschi da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o ... -
A influência das fases da lua na produção de hortaliças
Govoni, Lidiani Mioli (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]As fases da Lua e seus ciclos, serviram de base para a medição do tempo, construção de calendários e planejamento de plantios e colheitas. Práticas que permanecem até os dias atuais em diferentes grupo sociais. O presente ... -
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
Garcia, Thiago Antonio Valdez (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ... -
Pegada ecológica como ferramenta de reflexão e sensibilização ambiental na escola
Doebber, Camila (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O consumismo vem apresentando padrões insustentáveis tanto de produção como de consumo, o que tem contribuído para a degradação ambiental e para a escassez dos recursos naturais, visto que as pessoas consomem de forma ... -
Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
Junges, Lisandra Jacobi Kölling (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e ... -
Percepção do processo fermentativo e potencial bioativo como antifúngico de condimentos com o uso do método científico por alunos do ensino fundamental
Rakowski, Ítalo Kenne (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O conhecimento a respeito de microbiologia se mostra como muito importante por envolver várias questões relacionadas à manutenção da vida, além de estarem ligados intimamente com a saúde, bem-estar e alimentação humana. ... -
Uma proposta de aula para o ensino fundamental com temática alfabetização científica e medicamentos
Silva, Neida Teresinha da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Atualmente tem crescido a preocupação ambiental em diminuir os impactos que nós seres humanos causamos ao ambiente.Uma das grandes preocupações que afeta diretamente a qualidade de vida de todos os seres vivos é a geração ... -
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
Winter, Verônica Xavier (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento ... -
Reflexão crítica por estudantes do ensino fundamental sobre notícias enganosas relacionadas à saúde em redes sociais usando método científico
Soares, Flávia Renata (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Nos últimos anos, com a popularização de eletrônicos portáteis com acesso à internet, ficou mais fácil pesquisar e compartilhar um conteúdo. A criação e a divulgação de conteúdo eram atribuídas em geral a jornalistas, no ... -
Relevância do ensino de Ciências sobre o sistema solar
Sá, Silvana de Souza e (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho narra a experiência docente sobre atividade prática desenvolvida em sala de aula sobre o Sistema Solar. O objetivo principal deste trabalho foi aprimorar os conhecimentos didáticos pedagógico dos alunos ... -
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
Silva, Sheila Savedra da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. ... -
Uso do kahoot no ensino de Zoologia : uma narrativa reflexiva sobre gamificação no oitavo ano do ensino fundamental
Griebeler, Camila (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Os alunos estão inseridos no meio tecnológico, e para se tornar mais próximo dos discentes, o professor precisa se inserir neste meio também. Para isso, uma ferramenta que pode ser inserida no meio escolar é o Kahoot, que ... -
O vocabulário científico, a etimologia e a formação das palavras como ferramenta para a aprendizagem significativa do sistema digestório, no eixo vida, na disciplina de Ciências
Vian, Caroline (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Estudar Ciências ou Biologia é considerado difícil por muitos estudantes, pois não compreendem o vocabulário científico. Em vista disso, elaborou-se este projeto com o objetivo de perceber que, a partir da compreensão das ...