Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaquero, Marcellopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Patrícia Rodrigues Chaves dapt_BR
dc.date.accessioned2008-03-12T04:11:11Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12094pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo examinar se as políticas implementadas por um novo modelo de gestão, no Estado do Ceará, estão propiciando uma nova concepção de cidadania entre os jovens desse Estado. As mudanças sócio-econômicas ocorridas nas últimas décadas podem ser observadas conjuntamente a uma nova forma de fazer política no Estado. A partir do primeiro governo de Tasso Jereissati verifica-se um projeto para transformação na cultura política dos jovens cidadãos, que se tornam receptores do novo modelo de educação formal empregado pelo “governo das mudanças” e acordados com o Banco Mundial.Esta pesquisa é de natureza quantitativa e apresenta-se dividida em duas partes. Na primeira, verificam-se os marcos para a construção de uma nova cidadania por parte do governo do Estado do Ceará, em conjunto com o Banco Mundial. Na segunda, realiza-se a descrição dos Projetos educacionais desenvolvidos em parceria com o Banco Mundial, e por meio da sistematização dos dados coletados (652 questionários aplicados em 10 escolas de Ensino Médio da rede estadual) foi traçado o perfil do jovem cearense e a analise dos seus valores e percepções.pt
dc.description.abstractThis dissertation seeks to examine if the public policies implemented by a new model of management, in the State of Ceará are contributing for a new conception of citizenship among the young people in this State. Once examined the socio-economic changes that occured in the last decades and the institutionalization of a new form of politics in the State, during the first Tasso Jereissati’s government which oriented his project for the young´s political culture transformation, whom were the receivers of the new model of official education used by the "government of the changes" and in agreement with the World Bank. This research is of quantitative nature, and is organized in two parts: in the first it is verified the landmarks for the construction of a new citizenship on the part of the government of the State of the Ceará concomitant with the World Bank. In the second part, the dissertation describes the educational Projects undertaken in partnership with the World Bank, and thorough the systematization of the data collected (652 questionnaires applied in 10 schools of Middle Education of the state), it constructs the young’s profile from the state of Ceará and analyzes their values and perceptions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectYoungen
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectCulture politicsen
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectWord Banken
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titleA participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000618849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples