Análise multidimensional de requisitos funcionais e emocionais para avaliação de produtos na perspectiva do usuário
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A inovação é fator crucial para o crescimento da economia de uma nação e pode ser vista como o resultado bem articulado das necessidades do consumidor frente a possibilidades de novas tecnologias, novos produtos e novos serviços. A eficácia no entendimento das necessidades dos usuários é considerada um dos principais pilares nos estudos em inovação, principalmente no entendimento das necessidades e requisitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de novos produtos. No entanto, como ...
A inovação é fator crucial para o crescimento da economia de uma nação e pode ser vista como o resultado bem articulado das necessidades do consumidor frente a possibilidades de novas tecnologias, novos produtos e novos serviços. A eficácia no entendimento das necessidades dos usuários é considerada um dos principais pilares nos estudos em inovação, principalmente no entendimento das necessidades e requisitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de novos produtos. No entanto, como consequência da falta de informação direta sobre suas reais necessidades, as informações dos usuários são reduzidas a requisitos generalistas, atendendo essencialmente a aspectos normativos, representados em manuais de referência e diretrizes de design, desconectados do contexto cultural, ambiental e de trabalho. Assim, tem-se como objetivo principal desta tese uma proposta de avaliação de requisitos funcionais e emocionais do produto, sob a perspectiva do usuário. Foram abordados métodos qualitativos (como entrevistas, grupo focado e estudo de caso), bem como métodos quantitativos (como análise multivariada de dados). Esta pesquisa apresenta cinco artigos relacionados ao tema. Ressalta-se como principais resultados: (i) uma revisão de conceitos que apresentam como a percepção do usuário contribui para a inovação no contexto de desenvolvimento de produto; (ii) uma classificação de métodos de avaliação de requisitos de acordo com os requisitos do usuário; (iii) um modelo conceitual de integração dos métodos QFD (Desdobramento da Função Qualidade) e Engenharia Kansei, relacionados aos requisitos funcionais e emocionais respectivamente, aplicado ao caso de um produto da indústria de higiene e beleza; (iv) proposta e validação de um instrumento de coleta de dados, para avaliação da sessão de hemodiálise, sob a perspectiva do paciente, considerando os requisitos de usabilidade, emocionais e econômicos; (v) avaliação da sessão de hemodiálise, a partir da percepção dos pacientes, considerando o atendimento a requisitos de usabilidade, emocionais e econômicos. Como principal conclusão, a tese apresenta uma avaliação de produtos em seu contexto de uso de acordo com as funções prática e estética avaliadas de forma combinada, numa perspectiva multidimensional. Desta forma é possível extrapolar diretrizes de melhorias em produtos e prover inovação em projetos futuros. ...
Abstract
Innovation is a crucial factor for growth of the economy of a nation and can be seen as the result of well-articulated consumer needs front the possibilities of new technologies, new products and new services. The effectiveness in understanding the users’ needs is considered one of the main pillars in the studies about innovation, especially in understanding the needs and requirements in the early stages of the new products development process. However, as a result of the lack of direct informa ...
Innovation is a crucial factor for growth of the economy of a nation and can be seen as the result of well-articulated consumer needs front the possibilities of new technologies, new products and new services. The effectiveness in understanding the users’ needs is considered one of the main pillars in the studies about innovation, especially in understanding the needs and requirements in the early stages of the new products development process. However, as a result of the lack of direct information about their real needs, the information of users are reduced to generalists requirements, essentially serving normative aspects, represented in reference manuals and design guidelines, disconnected from the cultural context, and environmental work. Therefore, the main objective of this thesis is a proposal for evaluation of functional and emotional requirements of the product, under the user's perspective. Qualitative methods were addressed (such as interviews, focus group and case study) and quantitative methods (such as multivariate data analysis). This research presents five articles related to the topic. It is emphasized as main results: (i) a review of concepts which show how the perception of the user contributes to innovation in product development context; (ii) a classification of requirements assessment methods according to users’ requirements; (iii) a conceptual model for integration of QFD (Quality Function Deployment) and Kansei Engineering methods, that is related to functional and emotional requirements respectively, was applied to the case of a product from hygiene and beauty industry; (iv) proposal and validation of a data collection instrument for evaluation of hemodialysis session, under the patient's perspective, considering the usability, emotional and economic requirements; (v) evaluation of the hemodialysis session, from the patients’ perception, considering attending to usability, emotional and economic requirements. As main conclusion, the thesis presents a product evaluation in its context of use, according to the aesthetic and practical functions which was evaluated in combination, in a multidimensional perspective. Thus it is possible to extrapolate guidelines for improvements in products and provide innovation in future projects. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
-
Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)
Este item está licenciado na Creative Commons License