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dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Alessandro Souza dept_BR
dc.date.accessioned2015-07-04T02:01:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118519pt_BR
dc.description.abstractA tese buscou encontrar padrões em peças digitais consideradas relevantes aos profissionais atuantes no mercado publicitário. Em prisma conceitual, reproblematizou as terminologias publicidade, propaganda e marketing na contemporaneidade, de forma a recomendar jurisdições às suas adoções no ambiente web. Já em linhas metodológicas desenvolveu um conjunto de procedimentos para encontro dessas peças com base nos seguintes critérios: repositório, relevância, acessibilidade e perenidade. O universo de construção da amostra foi composto por sete premiações publicitárias distintas geograficamente (região, país e mundo), em foco (híbridas e online) e em ciclo de carreira (profissionais e estudantes). A observação de tais eventos apontou para utilização do Festival Mundial de Criatividade de Cannes como estudo de caso. A análise das doze peças agraciadas como Grand Prix na categoria Cyber Lions no período de 2009 a 2014 desvelou cinco padrões principais: anunciantes de grande porte, utilização de vídeos, possibilidade de participação das audiências, repercussões editoriais e narrativas/contações de estórias.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis sought to identify patterns in digital pieces that were considered to be relevant to the publicity system. In a conceptual scope, the study re-problematized the terms publicity, advertising and marketing in contemporary times so to recommend jurisdictions to their usages within the web environment. Regarding methodology, a set of procedures were developed to address these pieces based on the following criteria: repository, relevance, accessibility and continuity. The universe of sample construction was composed by seven advertising awards that were distinct in their geography (region, country and world), focus (hybrid and online) and career cycle (professionals and students). By observing these events, the Cannes Lion International Festival of Creativity was indicated as the case study. The twelve pieces awarded as Grand Prix in the Cyber Lions category between 2009 and 2014 were analyzed and five patterns emerged: large advertisers, use of videos, possibility for audience participation, editorial repercussions, and storytelling/narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicityen
dc.subjectPublicidade onlinept_BR
dc.subjectPropaganda onlinept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectCannesen
dc.subjectMarketing onlinept_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectRemediationen
dc.titleComo rugem os leões na publicidade digital ?: os padrões encontrados nos Grand Prix da categoria Cyber Lions do Festival Mundial de Criatividade de Cannes entre 2009 e 2014pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000969825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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