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dc.contributor.advisorKarawejczyk, Tamara Cecíliapt_BR
dc.contributor.authorNicoletti, Rosani Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2015-06-17T02:01:57Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117937pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação trata de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizada com os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada no sul do Brasil, no período de 2006 a 2013. Apresenta como tema “Espaço de Memória da Aprendizagem do Acompanhamento do Estágio Probatório - um estudo com servidores técnico-administrativos em educação da UFRGS”, o qual se insere na linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural, do Mestrado Profissional Memória Social e Bens Culturais. Mediante a renovação do quadro funcional da UFRGS e situações de conflitos geradas pelos diferentes tipos de conhecimentos, teve-se como objetivo analisar a Prática de Acompanhamento de Estágio Probatório da UFRGS, a fim de identificar como os servidores técnico-administrativos em Educação percebem suas aprendizagens no âmbito individual e coletivo. A metodologia empregada consistiu em uma coleta de dados por meio de pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas e diário de campo. A análise foi realizada com base nas experiências de aprendizagens dos servidores TAEs em situações formais e informais, no ciclo de aprendizagem de Argyris; Schön (1996), no processo de criação do conhecimento e no espaço de memória organizacional, esta análise permitiu identificar que estes servidores TAEs, no período de 2006 a 2013 utilizaram seus diferentes conhecimentos oportunizando novas aprendizagens. Porém, verificou-se que esta realidade pode ser diferente em outras práticas organizacionais na mesma instituição, uma vez que, esta conta com uma grande extensão de área e com uma diversidade de equipes e setores.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a case-study of qualitative approach, it took place with a group of technical-administrative civil servants of the Federal University of Rio Grande do Sul, between 2006 and 2013, having as it’s theme “The Accompaniment of the Probationary Period as Learning and Memory Space”, which is inserted in the research line Memory and Cultural Management, of the Social Memory and Cultural Assets master’s degree. Upon the institution’s staff renewal and verification of cases of conflict arousal from different types of knowledge, the research aimed to analyze the Accompaniment of the Probationary Period Practice in order to identify how staff of a Federal Institution of higher education, located in the southern region of Brazil perceive their learning collective and individually. The methodology use consisted in data collection from a document-based research, semi-structured individual interviews and field journal. The analysis was based on the experiences of learning from technical-administrative civil servants through: formal and informal situations, the Argyris & Schön (1996) learning cycle, the knowledge creation process and the organizational memory space. This analysis have enabled identifying that between 2006 and 2013 these servants used their different types of knowledge, providing opportunities new learning for the accompaniment practice of the probationary period. However, it was found that this situation might be different in other organizational practices of the Federal University of Rio Grande do Sul considering that the research took place in an institution that has a great area extension and big diversity of teams and departments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectMemory spaceen
dc.subjectEstágio probatório : Servidor técnico-administrativopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational memoryen
dc.subjectProbationary perioden
dc.subjectMemória organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectTechnical-administrative civil servantsen
dc.titleO acompanhamento do estágio probatório como espaço de memória e aprendizagem : um estudo com servidores técnico-administrativos em educação da UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965320pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário La Sallept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.degree.localCanoas, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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