O ensino de leitura através da organização tópico-comentário
dc.contributor.advisor | Naujorks, Jane da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Daiana Apollo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117603 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o aluno lê, ele desenvolve a habilidade de compreender a organização/estrutura do texto(de forma linear), compreendendo, que esta organização, que envolve uma sequência não tradicional de sujeito/predicado, abarca muitos aspectos linguísticos, tais como compreensão da organização sintática, da pontuação e do sentido envolvidos na constituição do texto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bandeira, Manuel, 1886-1968 | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Texto : Análise estrutural | pt_BR |
dc.title | O ensino de leitura através da organização tópico-comentário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966773 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License