O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
dc.contributor.advisor | Goulart, Ligia Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Vívian Silva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117585 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.title | O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967053 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)