O uso das tecnologias digitais na educação infantil : computador e tablet
Fecha
2014Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujei ...
A crescente imersão das crianças cada vez mais cedo as tecnologias é sem dúvida algo incontestável. Todo esse movimento vem gerando discussões em diversas esferas, como na psicologia, na pedagógica e na psicopedagógica. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias digitais (computador e tablet) na Educação Infantil como instrumento pedagógico potencializador de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois se propõe a pesquisar o processo do sujeito na construção do conhecimento. Em uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre/RS, dezoito crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas e entrevistas foram aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Foi possível constatar, através dos dados coletados, que para os alunos é natural essa imersão dentro das tecnologias digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Já para as professoras, a escola tem um grande desafio que é o de adaptar-se a essa nova geração, porém elas acreditam que, por as tecnologias digitais serem interativas elas podem auxiliar na construção do conhecimento. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License