Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Neuza Marcia Magnus dept_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117547pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleO corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966938pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples