Relações entre educação integral, aprendizagens de matemática e autoestima de jovens negros : possibilidades de superação
dc.contributor.advisor | Meinerz, Carla Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cleide Regina da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117540 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de pesquisa realizada junto a ex-alunos do Projeto Trajetórias Criativas (TC) e aborda a contribuição do ensino de Matemática para a superação da baixa autoestima em relação à aprendizagem dos jovens negros, na perspectiva da educação integral e das relações étnico-raciais. Aponta a relevância do ensino de Matemática integrado a outras disciplinas, levando em consideração as necessidades e a história pessoal de cada estudante, a partir da valorização da igualdade, promovendo o desenvolvimento integral dos jovens negros. A análise da discriminação racial, da vulnerabilidade social e do baixo aproveitamento de jovens negros na disciplina de Matemática em escolas públicas, relacionados à falta de entendimento do conceito de juventude e exclusão, é a chave para entender os resultados significativos que vem sendo demonstradas pelo projeto Trajetórias Criativas no Rio Grande do Sul. Nas entrevistas com dois ex-alunos afrodescendentes, atualmente estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual localizada em Alvorada-RS, abordamos as transformações ocorridas durante o processo de inclusão no Projeto Trajetórias Criativas. Esses sujeitos de pesquisa foram escolhidos devido a apresentarem defasagem idade/série e um alto grau de reprovação na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. As transformações analisadas ocorreram no momento em que esses jovens se depararam com um tipo diferente de trabalho realizado pelos professores, mais criativo e voltado para a valorização do aluno em suas potencialidades. A utilização de jogos, teatro, atividades lúdicas e em horário extraclasse despertou a autoestima, o conhecimento e aprimoramento de habilidades e talentos até então desconsiderados, possibilitando uma mudança profunda na percepção do papel que cada um poderia desempenhar na sociedade, rompendo com estereótipos e tornando acessível o processo de ensino-aprendizagem, deixaram de serem sujeitos “perdedores e descartáveis”, adjetivos usados pelos jovens nas entrevistas analisadas pela autora Vera Lucia Candau, uma das referências dessa pesquisa. A metodologia utilizada para elaboração deste artigo baseia-se na pesquisa quantitativa do tipo 3 etnográfico com utilização de entrevistas semiestruturadas e análise documental. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Relações entre educação integral, aprendizagens de matemática e autoestima de jovens negros : possibilidades de superação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966600 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
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Humanities (1949)