Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes
dc.contributor.advisor | Souza, Henry Daniel Lorencena | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Regina Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117514 | pt_BR |
dc.description.abstract | A universalização da educação tem trazido não apenas benefícios, mas também problemas que acabam se refletindo no dia a dia de docentes e estudantes. Uma dessas questões refere-se à retenção e, como consequência, a um elevado número de estudantes que se encontram em defasagem na relação idade/série. Neste artigo a proposta é verificar as práticas docentes que têm tentado dar conta dos problemas vivenciados nos últimos tempos. Para isso é feita a revisão dos modelos pedagógicos vigentes, partindo do ensino tradicional até as práticas inovadoras. Muitas medidas governamentais e não governamentais foram tomadas para tentar solucionar esta problemática e dentre elas pode-se destacar o Programa Acelera que atua nos primeiros anos do ensino fundamental, o Programa Mais Educação surgindo como uma das propostas que visam à educação integral e o Projeto Trajetórias Criativas atuante nos últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de reduzir a defasagem idade série entre os jovens. O presente estudo teve por base uma pesquisa qualitativa e quantitativa com dezessete professores com o objetivo de perceber como propostas como o Projeto Trajetórias Criativas agem no dia a dia do professor e até que ponto essas práticas contribuem para a transformação da sala de aula. A partir das entrevistas realizadas com estes professores procura-se entender como os novos papéis docentes podem contribuir para encontrar caminhos que levem à redução dos problemas causadores da defasagem escolar e sugerem-se com a análise das metodologias, novas medidas que possam ajudar a transformar a realidade da nossa educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.title | Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967420 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)