Impactos da abordagem teórico-metodológica do projeto trajetórias criativas no currículo de história do ensino fundamental
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente artigo foi elaborado no processo do curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem no teórico-metodológica Trajetórias Criativas, como resultado de uma pesquisa sobre os impactos da abordagem teórico-metodológica do Projeto Trajetórias Criativas no currículo de História do Ensino Fundamental a partir dos pressupostos da Educação Integral. Este texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de inovação curricular na disciplina de His ...
O presente artigo foi elaborado no processo do curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem no teórico-metodológica Trajetórias Criativas, como resultado de uma pesquisa sobre os impactos da abordagem teórico-metodológica do Projeto Trajetórias Criativas no currículo de História do Ensino Fundamental a partir dos pressupostos da Educação Integral. Este texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de inovação curricular na disciplina de História, partindo do Projeto Trajetórias Criativas (TC), que atende jovens entre 15 e 17 anos do Ensino Fundamental - séries finais. A elaboração curricular feita pelos professores do Projeto TC, da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, acontece desde 2012. A temática que ora se apresenta surgiu de respostas obtidas pelas escolas-piloto, mas encontra-se em fase de estudo científico por alguns docentes. O artigo discorre sobre práticas docentes abertas e flexíveis, realização de reuniões docentes semanais, planejamentos dialógicos, interdisciplinaridade, abordagem de conteúdos globalizados, experiências docentes do TC e o esclarecimento conceitual de Educação Integral. Desse modo, esse estudo resulta da aplicação de uma metodologia qualitativa com coleta de dados através de entrevistas e análise documental. Convém informar ainda que serão acrescentados os planos de aula de História da autora, já que a mesma também pertence ao TC. Foram entrevistados dois professores do TC pertencentes à rede estadual gaúcha do município de Alvorada intitulados de professor A e B3, docentes, respectivamente, das escolas X e Y. Os autores que fundamentaram teoricamente esse artigo no campo da Educação foram: Stephanou (1998), Meinerz (2001), Baraglio (2011), Padilha (2012), Apple (2012), Moll (2012), Arroyo (2007), Titton (2012), Tardif (2000), Piaget (2002), Nóvoa (2001), Zabala (2002) e Estrázulas (2004). ...
Abstract
This article was prepared in the Specialization course of the process in Integral Education in Contemporary School: emphasis on the theoretical and methodological approach Trajetórias Criativas (Creatives Trajectories), as a result of research on the impacts of theoretical and methodological approach of the Trajetórias Criativas Project in History Curriculum Elementary Education from the assumptions of Integral Education. This text aims to reflect on the curriculum innovation opportunities in t ...
This article was prepared in the Specialization course of the process in Integral Education in Contemporary School: emphasis on the theoretical and methodological approach Trajetórias Criativas (Creatives Trajectories), as a result of research on the impacts of theoretical and methodological approach of the Trajetórias Criativas Project in History Curriculum Elementary Education from the assumptions of Integral Education. This text aims to reflect on the curriculum innovation opportunities in the discipline of history, based on the Trajetórias Criativas Project (TC), to meet young people between 15 and 17 years of elementary school - final series. The curriculum design made by teachers TC Project, from the public school of Rio Grande do Sul, has been held since 2012. The theme that emerged from here introducing answers by pilot schools, but is in scientific study phase for some teachers. The article discusses open and flexible teaching practices, holding weekly meetings teachers, dialogic planning, interdisciplinary, globalized content approach, teaching experiences TC and the conceptual clarification of Integral Education. Thus, this study results from the application of a qualitative methodology with data collection through interviews and document analysis. It should also inform you that will be added to the plans of the author of the History class, since it also belongs to the TC. We interviewed two TC teachers from Rio Grande do Sul titled Teacher A and B, belonging respectively X and Y schools. Authors theoretically substantiate this article in the field of Education were Stephanou (1998), Meinerz (2001), Baraglio (2011), Padilla (2012), Apple (2012), Moll (2012), Arroyo (2007), Titton (2012), Tardif (2000), Piaget (2002), Nóvoa (2001), Zabala (2002) and Estrázulas (2004). ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License