Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSturm, Ingrid Nancypt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Roxana Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117500pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade e o que se espera de suas atitudes a frente de seus alunos. Além disso, procuramos observar de que forma as práticas pedagógicas são exploradas e qual a importância desse ponto para a concepção da imagem do educador no meio cinematográfico. Elegemos um filme para a presente discussão: Mentes perigosas (Dangerous minds), filme norte-americano lançado em 1995. Este filme proporciona ao espectador a possibilidade de refletir sobre os limites da relação professor-aluno, bem como sobre as atividades realizadas em sala de aula pela personagem principal. As cenas do filme selecionado serão expostas e analisadas à luz da teoria da Análise do Discurso e dos conceitos do filósofo argentino Julio Cabrera, tendo em vista a linguagem usada pela sétima arte e seus artifícios para transmitir a mensagem almejada. Veremos que a relação professor-aluno neste filme pode ser resumida em uma palavra: envolvimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a representação da figura do professor no cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966895pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples