Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorVargas, Angela Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-02T02:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117413pt_BR
dc.description.abstractA presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleTecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples