O jogo simbólico de pré-escolares nas aulas de educação física
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O jogo é a principal atividade das crianças pequenas; por meio dele elas se desenvolvem integralmente. Através do jogo simbólico elas invocam a situação imaginária, modificando a realidade em função do seu desejo, criam e recriam diversas situações que as levam a compreender o mundo no qual estão inseridas. O objetivo geral deste estudo foi compreender o jogo simbólico de pré-escolares no contexto do jogo livre, do jogo orientado e da atividade dirigida nas aulas de Educação Física. Como objeti ...
O jogo é a principal atividade das crianças pequenas; por meio dele elas se desenvolvem integralmente. Através do jogo simbólico elas invocam a situação imaginária, modificando a realidade em função do seu desejo, criam e recriam diversas situações que as levam a compreender o mundo no qual estão inseridas. O objetivo geral deste estudo foi compreender o jogo simbólico de pré-escolares no contexto do jogo livre, do jogo orientado e da atividade dirigida nas aulas de Educação Física. Como objetivos específicos: analisar como o jogo simbólico se manifesta nessas diferentes estratégias metodológicas nas aulas e, ainda, verificar se há diferenças na manifestação do jogo simbólico entre meninos e meninas. Participaram do estudo dezesseis crianças, com idades entre quatro e cinco anos, matriculadas na turma de Jardim A2 da Creche Francesca Zacaro Faraco - Creche da UFRGS. Como instrumento de coleta das informações foi utilizada a observação (não participante, direta e indireta) das crianças durante oito aulas de Educação Física ministradas pelos professores de Educação Física e também pelos estagiários de Educação Física da ESEF/UFRGS. Foram produzidos oito diários de campo, os quais foram analisados juntamente com as imagens. Como principais resultados apontamos: (a) o jogo simbólico teve sua maior expressão no jogo livre; (b) a utilização do jogo simbólico estimula a maior participação das crianças e minimiza os momentos de dispersão em relação as atividades propostas; (c) meninos manifestam o jogo simbólico mais turbulento e com contato, enquanto as meninas o apresentam de forma mais calma e mais estruturado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License