Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorPrado, Juliete de Limapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-12T02:00:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116110pt_BR
dc.description.abstractO jogo é a principal atividade das crianças pequenas; por meio dele elas se desenvolvem integralmente. Através do jogo simbólico elas invocam a situação imaginária, modificando a realidade em função do seu desejo, criam e recriam diversas situações que as levam a compreender o mundo no qual estão inseridas. O objetivo geral deste estudo foi compreender o jogo simbólico de pré-escolares no contexto do jogo livre, do jogo orientado e da atividade dirigida nas aulas de Educação Física. Como objetivos específicos: analisar como o jogo simbólico se manifesta nessas diferentes estratégias metodológicas nas aulas e, ainda, verificar se há diferenças na manifestação do jogo simbólico entre meninos e meninas. Participaram do estudo dezesseis crianças, com idades entre quatro e cinco anos, matriculadas na turma de Jardim A2 da Creche Francesca Zacaro Faraco - Creche da UFRGS. Como instrumento de coleta das informações foi utilizada a observação (não participante, direta e indireta) das crianças durante oito aulas de Educação Física ministradas pelos professores de Educação Física e também pelos estagiários de Educação Física da ESEF/UFRGS. Foram produzidos oito diários de campo, os quais foram analisados juntamente com as imagens. Como principais resultados apontamos: (a) o jogo simbólico teve sua maior expressão no jogo livre; (b) a utilização do jogo simbólico estimula a maior participação das crianças e minimiza os momentos de dispersão em relação as atividades propostas; (c) meninos manifestam o jogo simbólico mais turbulento e com contato, enquanto as meninas o apresentam de forma mais calma e mais estruturado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleO jogo simbólico de pré-escolares nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964728pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem