Mostrar el registro sencillo del ítem
O jogo simbólico de pré-escolares nas aulas de educação física
dc.contributor.advisor | Palma, Miriam Stock | pt_BR |
dc.contributor.author | Prado, Juliete de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T02:00:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/116110 | pt_BR |
dc.description.abstract | O jogo é a principal atividade das crianças pequenas; por meio dele elas se desenvolvem integralmente. Através do jogo simbólico elas invocam a situação imaginária, modificando a realidade em função do seu desejo, criam e recriam diversas situações que as levam a compreender o mundo no qual estão inseridas. O objetivo geral deste estudo foi compreender o jogo simbólico de pré-escolares no contexto do jogo livre, do jogo orientado e da atividade dirigida nas aulas de Educação Física. Como objetivos específicos: analisar como o jogo simbólico se manifesta nessas diferentes estratégias metodológicas nas aulas e, ainda, verificar se há diferenças na manifestação do jogo simbólico entre meninos e meninas. Participaram do estudo dezesseis crianças, com idades entre quatro e cinco anos, matriculadas na turma de Jardim A2 da Creche Francesca Zacaro Faraco - Creche da UFRGS. Como instrumento de coleta das informações foi utilizada a observação (não participante, direta e indireta) das crianças durante oito aulas de Educação Física ministradas pelos professores de Educação Física e também pelos estagiários de Educação Física da ESEF/UFRGS. Foram produzidos oito diários de campo, os quais foram analisados juntamente com as imagens. Como principais resultados apontamos: (a) o jogo simbólico teve sua maior expressão no jogo livre; (b) a utilização do jogo simbólico estimula a maior participação das crianças e minimiza os momentos de dispersão em relação as atividades propostas; (c) meninos manifestam o jogo simbólico mais turbulento e com contato, enquanto as meninas o apresentam de forma mais calma e mais estruturado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | O jogo simbólico de pré-escolares nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964728 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)