O que podemos ler na rotina do maternalzinho : alguns apontamentos sobre a temporalidade na vida das crianças
dc.contributor.advisor | Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga | pt_BR |
dc.contributor.author | Specht, Raquel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115820 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de compreender a influência da rotina das crianças na educação infantil sobre sua disponibilidade de brincar. Para tanto, buscou-se analisar pontos relevantes notados durante a prática pedagógica do estágio obrigatório realizada no primeiro semestre do ano corrente, em uma instituição pública federal. Tal prática deu-se em uma turma de Maternalzinho, com crianças de 1 – 2 anos de idade. A partir de uma perspectiva psicanalítica, embasando-se em autores como Lacan, Dunker e Spitz, buscou-se desvelar a estruturação subjetiva e o desenvolvimento cognitivo das crianças. A temporalidade, como elemento subjetivo da prática pedagógica na educação infantil, a agressividade, as relações com os colegas, a separação dos pais (a chegada e a saída da escola) são elementos que modificam a disponibilidade de brincar da criança. A partir de Winnicott, Barbosa, Freud e Piaget explicou-se a estruturação da rotina e seus enlaces com as demais partes da experiência da criança neste período. Esta é uma pesquisa do tipo etnográfica, na qual os achados sugerem que a criança, em suas múltiplas relações com o mundo a sua volta, objetos e pessoas, cria laços e significados que alteram sua constituição e afinidade consigo e o seu entorno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | O que podemos ler na rotina do maternalzinho : alguns apontamentos sobre a temporalidade na vida das crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956714 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)