A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
dc.contributor.advisor | Maffioletti, Leda de Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Augusto, Carolina Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115819 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956700 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)