Feminino, deficiência e escolarização : singularidades na educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Giordani, Liliane Ferrari | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Larissa Faria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115813 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso visa trazer algumas reflexões acerca da história de vida de quatro mulheres com deficiência, mostrando as dificuldades, desafios e superações que elas tiveram de enfrentar ao longo de suas vidas. Visa trazer, também, a contextualização da história da educação de jovens e adultos no Brasil, desde a época colonial até os dias atuais, contextualizando a educação com as políticas públicas que assim foram surgindo ao longo da história da educação em nosso país, trazendo, também, as políticas públicas referentes à inclusão (social e escolar). O interesse pelo tema começou a surgir a partir da prática docente da autora, realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo e quantitativo, onde se buscou analisar um pequeno grupo de mulheres na área da EJA, sendo realizadas diversas entrevistas com as mesmas. As participantes da pesquisa foram quatro alunas, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Gilberto Freyre (2010), Maria Clara di Pierro, Orlando Joia, Vera Masagão Bibeiro (2001), Maria do Socorro de Araújo Medeiros (1999), Edna Castro de Oliveira (2010); na área de inclusão Rosita Edler de Carvalho (2004), Edna Castro de Oliveira (2010) Alfredo Veiga- Neto (2008), Maura Corcini Lopes (2008), Leticia Lorenzoni Lasta e Betina Hilleshein (2011),; questões de gênero Flávia Silveira Dutra (2003), Renata Lopes de Almeira Rodrigues (2003), Flávia Silveira Dutra (2003), Maria de Lourdes Pinheiro dos Santos (2003), Alda Maria Coimbra (2003), Manual para o uso sexista (2014 ), Aurélio Buarque de H. Ferreira (2010); na discussão acerca da família Mara Marisa da Silva (2009), Diana L. Corso (2011). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.title | Feminino, deficiência e escolarização : singularidades na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963602 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)