“Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasques, Elise Jacobi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115774 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa situa-se no campo da educação, na área da alfabetização, e tem como principal objetivo refletir analiticamente sobre as aprendizagens na alfabetização construídas a partir de trabalhos em grupo em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. O referido estudo realizou-se na turma em que ocorreu o estágio obrigatório, no primeiro semestre do ano de 2014. A investigação é de abordagem qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso, realizado a partir de dois procedimentos metodológicos: encontros com grupo focal e análise documental das produções escritas da turma. Os conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky embasaram teoricamente as discussões sobre aprendizagem no trabalho em grupo; para abordar a alfabetização e as propriedades do sistema de escrita alfabética, utilizaram-se os estudos de Artur Morais. Após analisar as escritas, falas e desenhos das crianças, percebeu-se a importância do trabalho em grupo para a progressão dos alunos em relação à apropriação do sistema de escrita alfabética. O trabalho em grupo permitiu aos alunos a realização de produções coletivas visando não apenas a construção das aprendizagens sobre o sistema de escrita, como também promoveu significativas interações sociais, baseadas em relações de afeto e na conquista da autonomia, que tiveram efeitos na diminuição de conflitos entre os alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em equipe | pt_BR |
dc.title | “Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956732 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)