Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Sandra Regina de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115771 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso investigou afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Ao concluir o estágio, percebi que o mesmo se constitui em um divisor de águas na escolha de caminhos e direcionamentos que o docente em formação dá à sua carreira profissional. Este fato interpelou-me no sentido de buscar conhecer como esses elementos estão sendo significados pelas docentes em formação. Para abordar a temática me apoio em Maurice Tardif e Danielle Raymond, explorando a concepção epistemológica da formação e da prática docente. Em António Nóvoa encontro fundamentos que falam sobre uma formação docente construída dentro e a partir da prática. Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima ajudam a conceituar “estágio” e levantar elementos que auxiliam na compreensão das afetações desta etapa na formação das identidades docentes. Busco subsídios, também, na Análise de Discurso francesa fundada por Michel Pêcheux e em Eni Orlandi que sustentam que o funcionamento da linguagem se dá na tensão entre paráfrase (o mesmo, “o já dito”) e polissemia (o diferente, “o a se dizer”). A partir de um estudo de caso, realizo uma investigação qualitativa desde a perspectiva de Menga Lüdke e Marli André como, também, de Maria Cecília de Souza Minayo. O corpus analítico é composto por depoimentos de seis licenciandas produzidos em entrevista em grupo focal. A análise busca visibilizar o movimento de constituição da identidade docente das educadoras em formação que contribuíram com este estudo. Nas análises, aponto efeitos de sentido de docência como trabalho colaborativo, “humana docência” e experiência de autonomia e estágio como tempo de mudanças, situando-os como afetações que contribuíram na constituição das identidades docentes das licenciandas, permitindo compreender o estágio como um acontecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956371 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License