Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
dc.contributor.advisor | Filho, Gabriel de Andrade Junqueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-01T01:58:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115724 | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000965058 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)