Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendi ...
A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License