Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho descreve o processo de elaboração de uma tarefa pedagógica para a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o desenvolvimento de uma grade de avaliação a partir dos textos produzidos em resposta à tarefa elaborada. Acreditando que a construção da proficiência escrita pode acontecer a partir da tarefa utilizada e dos subsídios que ela dá para que o aluno possa aprender a escrever de forma proficiente, contamos ...
Este trabalho descreve o processo de elaboração de uma tarefa pedagógica para a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o desenvolvimento de uma grade de avaliação a partir dos textos produzidos em resposta à tarefa elaborada. Acreditando que a construção da proficiência escrita pode acontecer a partir da tarefa utilizada e dos subsídios que ela dá para que o aluno possa aprender a escrever de forma proficiente, contamos aqui como foi nosso trabalho de desenvolvimento de uma tarefa de leitura e produção textual para o gênero artigo de opinião. Percebendo também, no processo de construção da proficiência textual, a importância dos métodos de avaliação, apresentamos aqui também os nossos objetivos para o desenvolvimento da grade de avaliação para o gênero em questão e os procedimentos utilizados em sua elaboração. Neste trabalho, mostramos o percurso teórico considerado no processo de elaboração da tarefa de leitura e produção escrita e no desenvolvimento da grade de avaliação e explicitamos o porquê de termos optado por trabalhar dessa forma. ...
Riassunto
Questa tesi di laurea descrive il processo di elaborazione di un’unità didattica per la disciplina Leitura e Produção Textual del corso di Lettere della Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e la creazione di una griglia di valutazione fatta a seconda dei testi prodotti come risposta all’attività elaborata. Ritenendo che la costruzione della competenza scritta può dipendere dall’unità didattica utilizzata e dai sussidi che essa dà perché lo studente possa imparare a scrivere in modo ...
Questa tesi di laurea descrive il processo di elaborazione di un’unità didattica per la disciplina Leitura e Produção Textual del corso di Lettere della Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e la creazione di una griglia di valutazione fatta a seconda dei testi prodotti come risposta all’attività elaborata. Ritenendo che la costruzione della competenza scritta può dipendere dall’unità didattica utilizzata e dai sussidi che essa dà perché lo studente possa imparare a scrivere in modo efficace, raccontiamo qui come fu il nostro lavoro di creazione di un’unità didattica di lettura e produzione di testo nel genere articolo di opinione. Comprendendo l’importanza dei metodi valutativi nel processo di costruzione della competenza testuale, presentiamo qui i nostri obiettivi per l’elaborazione della griglia di valutazione per il genere in questione e le procedure usate nel suo svolgimento. In questo lavoro, mostriamo il percorso teorico considerato durante il processo di elaborazione dell’unità didattica di lettura e produzione scritta e nello sviluppo della griglia di valutazione ed esplicitiamo i motivi di aver scelto questo metodo lavorativo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License