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dc.contributor.advisorHentschke, Lianept_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Edson Antônio de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2015-04-28T01:58:22Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115621pt_BR
dc.description.abstractO ensino de instrumento musical é uma prática educativa que mantém vínculos com a tradição de transmissão de conhecimento entre mestre e aprendiz. Contudo, as mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas trouxeram novas demandas ao ensino de música, implicando na necessidade de um contexto mais flexível de ensino. Neste cenário, o conceito de estilo motivacional possibilita uma discussão atualizada sobre o papel do professor na motivação do aluno, abstraídos por meio de traços característicos para dois estilos antagônicos, chamados de controle e promoção de autonomia. Por meio deste referencial teórico, o objetivo geral do estudo constituiu-se em investigar o estilo motivacional de professores de instrumento que atuam em escolas de música. Como metodologia primeiramente realizou-se a adaptação de uma escala que avalia o estilo motivacional do professor e posteriormente um survey com 358 professores de instrumento musical. Como resultado das propriedades psicométricas da escala constatou-se que não houve adequação ao modelo teórico, porém foi possível sugerir uma nova interpretação dos construtos, considerando controle e promoção de autonomia como fatores ortogonais. Esta interpretação serviu como base para a análise dos dados. Como resultado, as questões de gênero emergiram com um contraste acentuado ao constatar-se que homens possuem maior tendência para o controle. Da mesma forma, as questões trabalhistas relacionam-se com o estilo motivacional, considerando que professores de escola pública tendem a ser mais controladores em relação a professores de escola privada. Variáveis como idade, tempo de atuação e perfil de formação não parecem influenciar o estilo motivacional dos professores de música. Ao final, considera-se que o estilo motivacional do professor de instrumento é influenciado pelas questões de gênero e por questões trabalhistas ligadas a escola de música. Conclui-se também que a interpretação teórica proposta neste trabalho incita a realização de mais estudos que abordem a dinâmica do ensino individual de instrumento musical.pt_BR
dc.description.abstractThe instrumental musical education is an educational practice that maintains bonds with the tradition of knowledge transmission between master and apprentice. However, the changes occurred in society in recent decades have brought new demands to music education, implying the need for an education with a context more flexible. In this scenery, the concept of motivational style enables an updated discussion about the teacher's role in the student’s motivation abstracted through featureless for two antagonistic styles, called controlling and autonomy support. Through this theoretical reference, the general objective of this study was set up in investigating the motivational style of instrumental music teachers who work in music schools. In the methodology, first was accomplished an adaptation of a scale that evaluates the teacher’s motivational style and later was conducted a survey with 358 instrumental music teachers. As the psychometric properties results of the scale was found that there was no adjustment to the theoretical model, but we can suggest a new interpretation of the constructs, considering controlling and autonomy support as orthogonal factors. This interpretation was useful for the data analysis. As the result, gender issues emerged with an emphasized contrast when it was noticed that men have a greater tendency to the control. At the same way, the labor issues are related to the motivational style, considering that teachers from a public school tend to be more controlling than teachers from a private school. Variables such as age, work experience and background profile don’t seem to influence the instrumental music teachers’ motivational style. In the end, it is considered that instrumental music teachers’ motivational style is influenced by gender issues and labor issues related to music school. Thus, we also conclude that the theoretical interpretation proposed in this work stimulates the accomplishment for further studies that approach the dynamics of one-to-one music teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic teachersen
dc.subjectInstrumento musicalpt_BR
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopt_BR
dc.subjectMotivational styleen
dc.subjectEstilo motivacionalpt_BR
dc.subjectSelf-determination theoryen
dc.subjectProfessor de músicapt_BR
dc.subjectInstrumental music teachingen
dc.subjectInstrumentos musicais : Ensinopt_BR
dc.titleControle e promoção de autonomia : um estudo com professores de instrumento musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000964237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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