Primeira sonata-fantasia, Désespérance, para o violino e piano de Heitor Villa-Lobos : estratégias de estudo para o violinista
dc.contributor.advisor | Gerling, Fredi Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Jaramillo García, Paola Andrea | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-24T01:59:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115559 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias de estudo para a parte de violino da Primeira Sonata-Fantasia, Désespérance, para violino e piano de Heitor Villa- Lobos. A prática é o caminho que o instrumentista usa para desenvolver habilidades como ritmo e afinação, articulação e demais demandas expressivas da obra. O foco da prática instrumental está no uso de estratégias adequadas para vencer aspectos técnicos de determinados repertórios. Este trabalho expõe estratégias de estudo baseadas nas propostas dos professores de violino Robert Gerle e Simon Fischer nos livros: The Art of Practising The Violin e The Art of Bowing Practice, do primeiro, e nos livros Basics e Practice do último. As estratégias apresentadas são exercícios específicos, utilizados pela autora, para o desenvolvimento dos aspectos técnicos contidos na Sonata-Fantasia tais como arpejos e escalas com andamentos rápidos, cordas duplas, acordes de três ou quatro notas e trechos de harmônicos artificiais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigates violin practice strategies applicable to Heitor Villa-Lobos‟s Sonata-Fantasy No. 1, Désespérance, for Violin and Piano. Instrumentalists develop the abilities needed to execute various instrumental techniques, through specific practice methods. Thus, the focus of instrumental practice is the use of appropriate strategies to overcome technical difficulties within the studied repertoire. Departing from the extensive pedagogical works of violinists Robert Gerle and Simon Fischer, this article presents the violin practice strategies applied by the author to develop the technical abilities required to perform the Sonata-Fantasia, such as: arpeggios, scales in fast tempo, double-stops, chords of three and four notes and artificial harmonics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sonata | pt_BR |
dc.subject | Villa-Lobos‟s Sonata Désespérance | en |
dc.subject | Effective practice | en |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Violino | pt_BR |
dc.subject | Study strategies | en |
dc.subject | Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 | pt_BR |
dc.subject | Práticas interpretativas (Música) | pt_BR |
dc.title | Primeira sonata-fantasia, Désespérance, para o violino e piano de Heitor Villa-Lobos : estratégias de estudo para o violinista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964515 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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