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dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorGai, Daniele Noalpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-24T01:58:58Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2446-4813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115552pt_BR
dc.description.abstractEsta escritura foi disparada com o seminário avançado sobre Ética na pesquisa, que envolvia questões e proposições para a Educação e para a Saúde Coletiva, realizado no primeiro semestre letivo de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Saúde Coletiva. Trouxemos, neste artigo, apontamentos sobre a vida e os encontros, tomando-os como tarefa ética quando se investiga em ciência e na produção de conhecimento em saúde. Pensamos, aí, uma Ética “da educação” no cuidado em saúde. Sugerimos a potência de permanentemente aprender, durante a pesquisa, porque se pesquisa. Pesquisar é aceitar o imprevisível, é se deixar ser afetado, é a capacidade de suportar o que não para de diferir. Pesquisar exige Ética para com o que pede passagem, com a densidade da vida e com a labilidade das formas. Propomos que “parafernálias do encontro” - e não as tralhas tecnológicas - sejam disparadoras de potência para a afirmação da vida.pt_BR
dc.description.abstractThis writing was triggered by the advanced seminar on Ethics in research involving issues and propositions for Education and Collective Health. The seminar was held in the first semester of 2014, in the Federal University of Rio Grande do Sul, promoted by the programs of Graduate Studies in Education and Collective Health. We brought, in this article, notes on life and encounters, taking them as an ethical task when investigating in science and in knowledge production in health. We think, there, an “education” Ethics in health care. We suggest the potency of learning permanently, during the research, why we research. Researching is accepting the unpredictable; is to letting yourself be affected; it is the ability to endure what does not stop from differ. Researching requires Ethics to what asks for passage, to the density of life and to the lability of the forms. We propose that “paraphernalia of encounter” – and not the technological junk - be the trigger of the potency to the affirmation of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 31-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch ethicsen
dc.subjectÉtica em pesquisapt_BR
dc.subjectResearch-educationen
dc.subjectPesquisa : Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde : Pesquisapt_BR
dc.subjectResearch-healthen
dc.subjectLife-healthen
dc.subjectLife-educationen
dc.titleApontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúdept_BR
dc.title.alternativeNotes about research ethics : tensions of education in the encounter with the healthen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000964296pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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